• Edição 199
  • 26 de novembro de 2009

Microscópio

Seminário consolida a Dança como espaço de pesquisa

Durante o evento serão apresentados os dois novos cursos de graduação em Dança da UFRJ

Thiago Etchatz

“A Dança, como qualquer arte, só existe quando dialoga com o outro. Para ela poder se nutrir e atender à necessidade de maturação é preciso a consolidação de um espaço de pesquisa", constata Katya Gualter, professora do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física de Desportos (EEFD) da UFRJ e coordenadora do curso de bacharelado em Dança. Partindo desse princípio, há seis anos a professora, junto com o professor Leonel Brum, também da escola, idealizou o Seminário Interno do Departamento de Arte Corporal/EEFD – Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ.

“O nosso objetivo é fortalecer e definir as linhas de pesquisa em Dança do Programa de Ensino e Criação em Dança da UFRJ. O seminário foi criado no momento em que as linhas de pesquisa já estavam se delineando, então foi necessário criar um espaço de diálogo, onde a interlocução público e autor pudesse acontecer”, analisa Katya.

Assim, durante o seminário, cinco grupos de trabalho — coordenados por professores do Departamento de Arte Corporal — se reunirão para tratar de temas como interação de linguagens, corporeidade, composição e música. “Eles trabalharão isoladamente de segunda a quinta. Na sexta, os coordenadores vão expor a dinâmica do trabalho desenvolvido e quais são as suas considerações. Acreditamos que esse formato favoreça a visibilidade das linhas de pesquisa”, afirma a professora.

Ainda é previsto o lançamento da publicação “Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ — Anais do V Seminário Interno do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos”. Ela traz artigos de autoria dos professores convidados do último seminário, além do resumo dos trabalhos de alunos, professores e funcionários do Departamento de Arte Corporal da EEFD.

O evento chega à sua sexta edição com o tema “A Dança na cena contemporânea: caminhos e atravessamentos”. Com o crescimento, o caráter interno ficou restrito apenas ao nome do seminário. “A cada ano temos muita procura de alunos de outras instituições do Rio de Janeiro e de outros estados. O seminário é voltado para os alunos do curso de bacharelado em Dança da UFRJ, mas participam também alunos da Escola de Comunicação, Belas-Artes e da Escola de Música”, esclarece a coordenadora.

Para Katya Gualter, esse interesse de participantes de diferentes formações se deve ao fato de que “a Dança nasce transdisciplinar. É impossível conceber uma coreografia sem se pensar no acompanhamento, no aspecto filosófico que envolve aquela temática, na constituição anatômica do corpo, nas questões antropológicas e sociológicas. São conteúdos que transitam e devem se inter-relacionar”.

Na primeira noite do seminário, os formandos da graduação em Dança apresentarão o espetáculo coreográfico “Em processo”. E nas três seguintes acontece a Mostra Coreográfica do Bacharelado em Dança. Ainda serão realizadas oficinas como “Interação de linguagens” e “Corpo em Dança vídeo”. No último dia acontece a mesa de debate “A Dança na Cena Contemporânea: caminhos e atravessamentos”, com participação de professores da UFBA, Unicamp e UniverCidade.

Novos cursos de graduação em Dança

Após a sessão de abertura do seminário, o Departamento de Arte Corporal apresentará os dois novos cursos de graduação da EEFD — Bacharelado em Teoria da Dança e Licenciatura em Dança —, que começam suas atividades em março de 2010. Com o atual Bacharelado em Dança, os alunos terão uma formação que valoriza a prática e a atuação, principalmente nos primeiros quatro períodos que compõem o ciclo básico de formação.

De acordo com a coordenadora, “o bacharelado em teoria lidará mais diretamente com a formação de críticos e historiadores, sem deixar de lado a prática”. Em relação à licenciatura, Katya afirma “que a docência é um campo de atuação do artista, mas é importante para o artista-docente viver o palco, o diálogo ao vivo”.

Serviço

Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ — VI Seminário Interno do Departamento de Arte Corporal/EFFD — acontece entre os dias 7 e 11 de dezembro, à tarde e à noite, na Escola de Educação Física e Desportos (avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária). A sessão de abertura, a exposição dos grupos de trabalho e a mesa de debate acontecem no auditório Maria Lenk; já as oficinas e apresentações coreográficas, no salão de dança Helenita Sá Earp.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail seminariodanca@ufrj.br, as vagas para as oficinas são limitadas. A programação está disponível no site www.eefd.ufrj.br/scrd.