• Edição 200
  • 03 de dezembro de 2009

Agenda

4 de dezembro

Efeitos da psicoterapia no tratamento do pânico

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub) convida para a próxima sessão do Centro de Estudos, sexta-feira (4/12), no Auditório Leme Lopes. O tema será “Efeitos neurobiológicos da psicoterapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno de pânico” e a palestrante convidada é Marcele Carvalho.

O evento está marcado para as 10h30. O instituto fica na avenida Venceslau Brás, 71, no campus da Praia Vermelha.




Até 7 de dezembro

Concurso para Residência Médica no Hospital Universitário

Termina no dia 7 de dezembro o prazo para efetuar as inscrições para o processo seletivo de acesso ao Curso de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde – 2010 do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ). Há vagas em áreas como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, além das áreas de concentração como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Doenças Transmissíveis.

Para participar do processo seletivo é preciso ter diploma ou certificado do curso de graduação na área de conhecimento escolhida. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.nce.ufrj.br/concursos. Mais informações pelo e-mail selecaohucff10@concursos.nce.ufrj.br ou telefone (21) 2598-3333.




7 de dezembro

Crack: a academia pode ajudar?

O fórum “Crack – Destruição Progressiva da Sociedade: a Academia pode ajudar?” acontece no dia 7 de dezembro. Organizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, o evento aborda as diversas faces da questão, como a saúde, a parte jurídica e a visão da mídia sobre o uso da droga e suas consequências.

Entre os convidados estão Marcos Kac, promotor de justiça, Carlos Costa, da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, Tyndaro Menezes, produtor de reportagem da TV Globo, e o psiquiatra Jairo Werner.

O evento, aberto ao público, ocorre a partir das 9h30 no auditório da Farmacologia, localizado no primeiro andar do bloco J do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ (avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária).




7 de dezembro

Orientação nutricional para funcionários da Prefeitura Universitária



A Prefeitura da UFRJ realiza em dezembro mais um encontro nutricional com os funcionários da universidade. Na segunda-feira (7/12), a partir das 9h, acontece um bate-bola nutritivo no auditório do Horto, na Prefeitura Universitária (Praça Jorge Machado Moreira, s/n°, Cidade Universitária). O duelo, entre os times “Esporte Clube Saúde” e “Fritura Futebol Clube”, debaterá sobre os melhores alimentos para se viver um dia a dia saudável.




7 de dezembro

Seminário "Aspectos químicos e atividades biológicas dos isoprostanos"


A próxima edição do Programa de Seminários Didáticos do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ será realizada na segunda-feira (7/12), às 15h. Antony de Paula Barbosa, doutorando em Química de Produtos Naturais pelo NPPN, ministra o seminário “Aspectos químicos e atividades biológicas dos Isoprostanos”.

A apresentação é voltada para a comunidade acadêmica. Local: Auditório Paulo da Silva Lacaz, subsolo do bloco H do Centro de Ciências da Saúde, localizado na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.




7 a 11 de dezembro

Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ

A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD/UFRJ) recebe, entre os dias 7 e 11 de dezembro, a sexta edição do Seminário Interno do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos — Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ. Tendo como tema “A Dança na Cena Contemporânea: caminhos e atravessamentos”, o evento contará com a presença do reitor Aloisio Teixeira na mesa de abertura.

As atividades serão realizadas à tarde e à noite na Escola de Educação Física e Desportos (avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária). A sessão de abertura, a exposição dos grupos de trabalho e a mesa de debate acontecem no auditório Maria Lenk; já as oficinas e apresentações coreográficas, no salão de dança Helenita Sá Earp.

Idealizado pelos professores Katya Gualter e Leonel Brum, em 2003, o seminário tem como objetivo abrir espaço para produções artístico-acadêmico-científicas relacionadas ao Departamento de Arte Corporal da EEFD, além de consolidar o local como um espaço para os debates teóricos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail seminariodanca@ufrj.br, as vagas para as oficinas são limitadas. A programação está disponível no site www.eefd.ufrj.br . Mais informações: www.olharvital.ufrj.br.




A partir de 7 de dezembro

Fósseis da Antártica na UFRJ

No dia 7 de dezembro, o Museu Nacional da UFRJ inaugura a exposição "Fósseis do Continente Gelado — o Museu Nacional na Antártica". A abertura acontece às 17h, no hall do Museu. A exposição apresenta fósseis coletados na Antártica, em 2006 e 2007, pela equipe do projeto Paleoantar, coordenado pelo pesquisador Alexander Kellner. O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.




9 de dezembro

Ética em foco na UFRJ

No dia 9 de dezembro, Márcia Coelho de Oliveira, aluna de graduação em História na UFRJ e secretária da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), apresenta a palestra “Ética: em Busca das Virtudes” no salão Nobre do bloco A do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ). A discussão, promovida pelo Programa Social de Integração Humana (PSIhU/Coppe), começará às 12h e é aberta ao público.




10 de dezembro

Atualidades em Biossegurança no Centro de Ciências da Saúde

O evento “Atualidades em Biossegurança no Centro de Ciências da Saúde (CCS)”, promovido pela Comissão de Biossegurança do CCS da UFRJ, acontece no dia 10 de dezembro. A programação inclui mesas-redondas e a exibição do vídeo Biossegurança em Laboratório.

Entre os temas discutidos estão “Animais, riscos de zoonoses e biossegurança”, “Biossegurança em Odontologia” e “O uso do jaleco fora do local de trabalho e suas consequências para a saúde”.

O encontro acontece a partir das 9h no auditório da Biblioteca Central do CCS (avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária). Mais informações através do e-mail: biosseguranca@ccsdecania.ufrj.br