• Edição 201
  • 10 de dezembro de 2009

Microscópio

Alunos propagam a ciência em seminários didáticos

Cília Monteiro

O Núcleo de Pesquisas em Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ encontrou uma nova maneira de divulgar o conhecimento produzido e estudado por alunos e professores: trata-se do Programa de Seminários Didáticos NPPN. “Temos como objetivo levar o estudante a tomar conhecimento de assuntos científicos, não necessariamente ligados ao seu projeto de pesquisa, para que também se tornem instrumentos ativos de divulgação”, aponta Mauro Barbosa de Amorim, coordenador de pós-graduação do NPPN.

Segundo Amorim, o Programa se tornou uma disciplina obrigatória oferecida pelo NPPN, que serve como um treinamento adicional na formação dos alunos. Os temas são sugeridos por professores do Núcleo ou por Luzineide W. Tinoco, professora responsável pela disciplina. “Visamos à divulgação de assuntos atuais e, principalmente, mas não obrigatoriamente, de interesse dos químicos de produtos naturais”, aponta o coordenador. Durante este semestre, já foram apresentados temas como “Plantas Brasileiras com Ação Antimicobacteriana” e “Planejamento de Fármacos”.

“Seminários que interessem a nossos pesquisadores e estudantes são uma valiosa fonte de informação e atualização. Permitem uma visão mais ampla dos assuntos científicos”, observa Amorim. Ele considera de extrema importância que os alunos participem dos seminários não apenas como ouvintes, mas também como apresentadores de temas relevantes para as pesquisas realizadas no NPPN.

“Alunos de mestrado podem apresentar assuntos relacionados ao projeto que desenvolvem. Já os de doutorado devem tratar de temas que não envolvam diretamente seus projetos de pesquisa”, informa o coordenador. De acordo com ele, os seminários são públicos e abertos a todos os interessados nos temas, mesmo que não sejam alunos ou professores da UFRJ.

Próxima edição

A penúltima edição de 2009 do Programa de Seminários Didáticos NPPN acontece na próxima segunda-feira (14/12), às 15h. Isabel Cristina Vieira da Silva, mestranda em Química de Produtos Naturais, ministra o seminário “Flavonoides: potenciais agentes terapêuticos para o tratamento da gripe”.

“Os flavonoides são metabólitos secundários de plantas que apresentam funções muito importantes para os vegetais, como proteção e coloração. Neste trabalho, abordarei algumas classes de flavonoides que apresentam atividades significantes para alguns tipos de vírus da gripe, como H1N1 E H2N3”, relata a mestranda.

O evento acontece no auditório Paulo da Silva Lacaz, subsolo do bloco H do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.