• Edição 202
  • 17 de dezembro de 2009

Teses

Para agentes das políticas públicas nacionais o envelhecimento ainda é uma fase de perdas e fragilidade



Estudo analisou os discursos dos responsáveis pela promoção da saúde pública

Thiago Etchatz

Wânia Ribeiro Fernandes, aluna do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ), defende a tese de doutorado “Educação em Saúde da Pessoa Idosa: discursos oficiais e subjetivações no município de Lages-SC”. O estudo, sob orientação da professora do NUTES Vera Helena Ferraz de Siqueira, revela que o envelhecimento ainda é identificado pelas políticas públicas nacionais como uma fase de perdas e fragilidade.

A pesquisa buscou entender os processos de construção de significado e de subjetivação sobre o envelhecimento. Foram analisados o discurso presente nos documentos que norteiam as políticas públicas nacionais para os idosos e o discurso dos gestores e profissionais responsáveis pelas ações políticas de promoção da saúde no município de Lages, Santa Catarina. Para tal, as noções foucaultiana de poder-saber, biopoder e tecnologias de si foram utilizadas para avaliar o estipulado modo saudável de viver.

De acordo com a doutoranda, os dados do estudo foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas com idosos e profissionais diretamente envolvidos nas ações de políticas públicas de Saúde. Os resultados evidenciam que nos documentos das políticas públicas nacionais o envelhecimento ainda é identificado como fase de perdas e fragilidades. E a noção de risco é utilizada para a promoção e prevenção da saúde, além de nortear a possibilidade de patologias incapacitantes e da perda de autonomia ou capacidade funcional.

Outra conclusão é que os profissionais e gestores do município de Lages determinam a atividade física como principal estratégia para a promoção de uma “velhice saudável”. E o entendimento dos adoecimentos como decorrentes de um determinado “estilo de vida” desloca para os idosos a responsabilidade pela própria saúde, neutralizando o peso dos problemas sociais nesse processo, perspectiva corroborada pelo discurso dos idosos.

Serviço

A apresentação, aberta ao público, acontece na sexta-feira, 15 de janeiro de 2010, às 10h, na sala A1-011 do bloco A, no 1º andar do Centro de Ciências da Saúde (avenida Carlos Chagas, 373, Cidade Universitária).