• Edição 202
  • 17 de dezembro de 2009

Agenda

Tratamento fonoaudiológico gratuito

O curso de Fonoaudiologia da UFRJ oferece tratamento gratuito para pessoas de todas as idades que sofrem de distúrbio de aprendizagem, afasia (perda da linguagem por problemas neurológicos), transtornos de voz, gagueira ou alterações da motricidade orofacial. O serviço é prestado por graduandos do último ano do curso e supervisionado por professores da faculdade.

Antes de iniciar o tratamento, os pacientes passam por uma triagem para identificação do problema. De acordo com o caso, serão realizados exames fonoaudiológicos complementares no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Quanto mais rápido o paciente procurar apoio fonoaudiológico, mais fácil será a recuperação.

Para marcar a triagem, os pacientes podem procurar, todas as segundas-feiras, das 8 às 12 horas, o ambulatório que se localiza no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) ou entrar em contato pelo telefone (21) 3873-5609. O tratamento é realizado uma vez por semana, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

O INDC fica na avenida Venceslau Brás, 95, campus da Praia Vermelha.




Exposição Tom e Contra-Tom retrata anfíbios e a preservação ambiental no Parque Nacional Serra dos Órgãos




A exposição “Tom e Contra-Tom”, idealizada pela professora Lycia de Brito Gitirana, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, está aberta desde o último dia 15, no Parque Nacional Serra dos Órgãos, Região Serrana do Rio. O evento faz parte do projeto de extensão “Educar para preservar: um exercício de cidadania” e tem como temática os anfíbios e a preservação ambiental, retratados através de fotografias.

De acordo com a professora Lycia, “Tom” representa a biodiversidade existente, enquanto “Contra-Tom” se refere à degradação oriunda da ação humana. A exposição é um convite à participação ativa na preservação ambiental e das espécies animais do planeta.

O evento acontece, na subsede de Guapimirim do Parque Nacional Serra dos Órgãos, localizada no início da subida da serra (Km 98,5) da BR 116, a 74 quilômetros do Rio de Janeiro. A entrada está localizada à direita da rodovia (sentido Teresópolis) e é bem sinalizada. O acesso a partir do Rio de Janeiro se dá pelas rodovias BR-040 (Rio—Juiz de Fora) e BR-116.




21 de dezembro

Último seminário didático do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais



A última edição de 2009 do Programa de Seminários Didáticos do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ acontece na segunda-feira (21/12), às 15h. Julio César Ferreira Barcellos, mestrando em Química de Produtos Naturais no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da universidade, realiza o seminário “Adição Conjugada de Nucleófilos Nitrogenados”.

A apresentação é voltada para a comunidade acadêmica. O evento acontece no auditório Paulo da Silva Lacaz, subsolo do bloco H do Centro de Ciências da Saúde, localizado na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.




4 a 29 de janeiro

Férias Saudáveis na Escola de Educação Física

A Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), em consonância com a Política de Esporte e Lazer para a Cidade Universitária, dimensionada pelo Plano Diretor UFRJ, abre as portas de suas instalações durante os dias úteis do mês de janeiro (04 a 29) para que a comunidade da UFRJ (professores, funcionários e alunos) e seus familiares possam realizar atividades socioesportivas.

Os espaços destinados serão os ginásios poliesportivos e as piscinas, no horário das 9h às 17h. As atividades serão de livre escolha e as áreas supervisionadas por monitores.

Para outras informações, entrar em contato com a Coordenação de Extensão da EEFD: 2562-6806, procurar Luiz Felipe ou Mathias.




11 de Janeiro a 12 de fevereiro

Verão com Ciência em Macaé

De 11 de Janeiro a 12 de fevereiro, acontece, na Cidade Universitária da UFRJ em Macaé, o primeiro “Verão com Ciência”. Cerca de 50 professores da universidade, em sua maioria doutores em diferentes áreas, participam da realização de 22 minicursos, além de palestras, oficinas e passeios ecológicos. A universidade emitirá certificado pela participação nos cursos, que serão gratuitos e abertos à comunidade.

As inscrições já estão abertas – no Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) da Secretaria de Educação, localizado no terceiro andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, Linha Verde – e se estendem até 8 de janeiro.

Os minicursos terão carga horária média de 20 horas, divididos em uma aula por semana, de 4 a 5 horas. Entre os temas abordados estão: “Segurança no Trabalho”; “Prevenção contra Acidentes”; “Cosméticos e Estética”; “Artesanato”; “Teatro e Ciências”; “Musiciência”; “Matemática para Concurso”; “Informática básica para a Melhor Idade”; “Design e Animação de Estruturas Químicas e Biológicas”; “Uso de Fitoterápicos”; “Saúde da Mulher”; “Saúde Infantil”; “Saúde do Idoso”; “Prevenção do AVC”; “Multimídia para Química”; “Tratamento de Resíduos Sólidos”; “Contos Científicos”; “Ecologia e História da Macaé e Região”; “Inovação no Ensino de Ciências”; “Experimentação no Ensino de Ciências”; “Literatura Infantil: construção da linguagem e consciência de mundo” e “Promoção da Alimentação Saudável”.

A certificação pela UFRJ pode vir a contribuir para diversos fins, como concursos públicos, promoção de carreira, entre outros. Os minicursos, oficinas e palestras acontecerão na Cidade Universitária e no Nupem/UFRJ. A abertura do evento ocorre no auditório da Cidade Universitária, às 14h, do dia 11 de janeiro, com a palestra “Pensando o Campus UFRJ/Macaé”, do professor Francisco Esteves.

Mais informações pelo telefone (22) 2796-2529 e e-mail Cristeixeira@Ufrj.Br, ou no site http://www.funemac.edu.br/files.




Até 3 de fevereiro

Inscrições abertas para o I Workshop Sul-Americano em Irradiação de Micro-ondas



Estão abertas as inscrições para o I Workshop Sul-Americano em Irradiação de Micro-ondas, promovido pelo Instituto de Química (IQ/UFRJ). A ficha de inscrição está disponível na página www.irradiacaodemicroondas.com.br/. As vagas são limitadas. O evento ocorre entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2010, das 9h às 18h, no IQ, localizado no 6° andar do Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ (avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária).

Palestrantes nacionais e internacionais participam do encontro, que ainda contará com o minicurso de Irradiação de Micro-ondas ministrado pelo Prof. Oliver Kappe, da Uni-Graz (Áustria). Mais informações pelo telefone [55] (21) 2562-7248 ou pelo e-mail workshop@irradiacaodemicroondas.com.br.