• Edição 203
  • 14 de janeiro de 2010

Por uma boa causa

Como criar um ambiente seguro para crianças nas férias?

Caroline Pavão - AgN/PV

Nas férias as crianças ficam mais tempo em casa, e assim há um aumento no número de acidentes domésticos. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, os acidentes são a principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, representando quase 40% dos óbitos.

“Os acidentes constituem uma das maiores causas de morte em crianças e adolescentes. A prevenção é, sem dúvida, a atitude mais eficiente para reduzir drasticamente esta mortalidade, e muitas ações preventivas podem e devem ser desenvolvidas pelos pais no próprio ambiente familiar”, alerta Mario Novais, professor no Departamento de pediatria do Instituto de Puericultura e Pediatria Matargão Gesteira (IPPMG) da UFRJ.

Na pesquisa do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde foi confirmado também que quedas, queimaduras e intoxicações acidentais são os maiores responsáveis pelas internações nos hospitais de jovens entre 10 e 14 anos, com 38% dos atendimentos.

“O perfil dos acidentes é modificado no verão, devido às mudanças nas atividades praticadas pelas crianças no período de férias. A maior parte dos acidentes neste período ocorre dentro da própria casa, nos parquinhos, nas praias ou piscinas. Para diminuir o risco de acidentes, seguir algumas dicas fornecidas pela Sociedade Brasileira de Pediatria pode ser de grande utilidade”, opina Mario Novais.

Tais dicas sugerem atenção especial às viagens, como seguir as normas do Novo Código Nacional de Trânsito (respeito à faixa de pedestres, uso obrigatório do cinto de segurança, uso de assento apropriado para crianças menores em automóveis, transporte de crianças sempre no banco traseiro).

Além disso, os motoristas devem dobrar sua atenção nos locais onde transitam crianças e adolescentes, como portas de escola, clubes, condomínios e áreas de lazer. Já quando o transporte é feito em bicicletas, é necessário usar sempre o assento especial.

Alerta

Na hora das brincadeiras, os pais devem estimular o uso de equipamentos de segurança. Para criar um ambiente domiciliar seguro, algumas medidas simples, porém eficazes, devem ser tomadas: janelas protegidas com telas e grades, piscinas com redes apropriadas ou cercadas, fiação elétrica e tomadas não devem ficar expostas em locais onde circulem crianças, as escadas e lajes devem ter acesso restrito.

É importante um cuidado especial com remédios, produtos de limpeza e material inflamável. Eles devem ficar longe do alcance das crianças e nunca guardados em recipientes de refrigerantes ou similares. Os pais devem ficar atentos também com a proteção de crianças menores quanto a objetos com risco de ferimento.