• Edição 203
  • 14 de janeiro de 2010

Saúde em Foco

Artigo alerta sobre abstinência de medicamentos para Parkinson



Denise Grady - The New York Times

Algumas pessoas com mal de Parkinson desenvolvem sintomas severos de abstinência quando tentam parar de tomar um tipo de medicamento amplamente utilizado, relatam pesquisadores. As drogas, chamadas agonistas de dopamina, incluem pramipexole, vendida como Mirapex, e ropinirole, vendida como Requip.

Elas ajudam a controlar problemas de movimento causados pelo mal de Parkinson, mas podem causar outros em alguns pacientes - incluindo transtorno do controle de impulsos, nos quais as pessoas comem, apostam ou compram compulsivamente.

Alguns pacientes que tentaram deixar de tomar as drogas devido às compulsões rapidamente desenvolveram outros problemas: sintomas de abstinência como ansiedade, ataques de pânico, náusea, sudorese, dor, fadiga, tontura e desejo pela droga.

Os problemas são descritos em um artigo publicado na terça-feira no periódico Archives of Neurology por pesquisadores do hospital NewYork-Presbyterian/Weill Cornell. Eles estudaram 93 pacientes; 40 haviam tomado agonistas de dopamina e 26 haviam gradualmente deixado de usar a droga, muitas vezes devido a comportamentos compulsivos. Cinco desses 26 tiveram sintomas severos de abstinência.

Dois se recuperaram totalmente, mas três não conseguiram deixar de tomar a droga. Os pesquisadores aconselham que as pessoas que tentem parar de tomar essas drogas sejam monitoradas de perto.

Link original: Clique aqui