• Edição 204
  • 28 de janeiro de 2010

Agenda

Até 29 de janeiro

Especialização em Enfermagem do Trabalho

Termina amanhã, dia 29, o prazo de inscrições para a 20ª Turma do Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Especialização em Enfermagem do Trabalho. Promovido pelo Núcleo de Pesquisa de Enfermagem e Saúde do Trabalhador (NUPENST) da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ, o curso será realizado entre 1º de março de 2010 e julho de 2011 no pavilhão de aulas da EEAN (rua Afonso Cavalcanti, 275, 2º andar, Cidade Nova). As inscrições são realizadas no mesmo local. As aulas ocorrerão a cada dois sábados, das 8h às 17h, totalizando a carga de 628 horas. Os participantes ainda farão estágio no Sistema SESI/FIRJAN.

A seleção dos candidatos acontece entre os dias 1º e 10 de fevereiro. Confira mais informações no site www.eean.ufrj.br/noticias/folder_curso.pdf e pelos telefones (21) 2293-8899, ramal 223; 8240-9654 e 8136-9512.




Até 29 de janeiro

Especialização em Biologia Molecular

Até o dia 29 de janeiro o Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebe inscrições para a pós-graduação Especialização em Biologia Molecular Humana, coordenada pelo Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag/UERJ). A qualificação é voltada a profissionais de ciências da saúde que tenham interesse em atuar em laboratórios ou em agir de forma empreendedora.

O programa da pós-graduação tem duração de 11 meses, com início em março de 2010. Estão incluídos módulos de Genética Humana (uma vaga), Genética Forense (cinco vagas) e Histocompatibilidade (15 vagas). A seleção constará de prova objetiva sobre tópicos em biologia celular, genética, imunologia e histocompatibilidade. A prova escrita será de inglês, com análise de currículo e entrevista.

Os interessados podem realizar a inscrição para o processo seletivo de alunos na recepção do Centro de Produção da UERJ (Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 1° andar, bloco A, sala 1.006), localizado na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

A documentação necessária para inscrição pode ser consultada no site www.cepuerj.uerj.br. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0639 e e-mail cepuerj@uerj.br.




1 de fevereiro

III Curso de Verão em Farmacologia

Entre os dias 1 e 10 de fevereiro, das 8h30 às 17h, o Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) promove o III Curso de Verão em Farmacologia. Quinze alunos de graduação de sete estados brasileiros participam do evento no Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária.

O curso consiste em dez módulos, nos quais os participantes serão confrontados com problemas científicos, em diferentes áreas da farmacologia, a fim de formularem hipóteses e abordagens experimentais para o seu estudo. Alunos do programa de pós-graduação, com supervisão de seus professores, orientam as atividades práticas desenvolvidas nos laboratórios do ICB. Ainda serão realizadas conferências ministradas por professores do instituto.

Mais informações: http://www.farmaco.ufrj.br/cursodeverao.




Até 5 de fevereiro

Inscrições para Curso de Extensão em Tratamento da Dor

As inscrições para o Curso de Extensão em Tratamento da Dor, realizado pela Clínica de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), ocorrem entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro. Voltado para médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, o curso se inicia no dia 1 de março e termina em fevereiro de 2011.

Os interessados devem se inscrever das 8h às 16h no Serviço de Ambulatório, localizado na sala 5 do 2º andar do Hospital Universitário (Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária). Mais informações pelo e-mail dor@hucff.ufrj.br e pelos telefones (21) 2562-2713 e 2562-2613. Confira o edital no site http://www.hucff.ufrj.br/EDITAL.pdf.




Até 5 de fevereiro

UERJ seleciona 60 técnicos em enfermagem

Até o dia 5 de fevereiro a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebe inscrições, via internet, de candidatos para o concurso público que selecionará 60 técnicos de enfermagem. Os profissionais integrarão o quadro de pessoal efetivo da universidade no regime de plantões de 32 por 30 horas, com vencimentos de R$ 1.708,08.

Podem participar candidatos que tenham ensino médio e curso técnico em enfermagem completos e cursados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Também é requisito estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ). O profissional desenvolverá atividades de nível médio técnico que são atribuídas à equipe de enfermagem, de acordo com orientação e supervisão do enfermeiro e do médico.

O concurso é organizado pelo Centro de Produção da UERJ. Do total de vagas oferecidas, 5% são destinadas a portadores de necessidades especiais. A seleção é composta por prova objetiva a ser realizada em 21 de março, às 9h. Serão 80 questões contemplando as seguintes áreas: Língua Portuguesa, Sistema Único de Saúde e Conhecimentos Específicos. Os aprovados serão convocados para exame médico e entrega de documentação.

Inscrições pelo site www.cepuerj.uerj.br. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0639 e pelo e-mail cepuerj@uerj.br.




Até 8 de fevereiro

Primeiro prazo para envio de propostas de pesquisa ao CNPq


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), lançou edital para a concessão de bolsas de mestrado e doutorado em áreas consideradas estratégicas. Os candidatos devem ser orientadores de programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes).

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDC) viabilizou R$ 57,2 milhões para a concessão das bolsas. Estas serão concedidas em duas chamadas. Na primeira, os orientadores têm até o dia 8 de fevereiro para enviarem as propostas. As contratações ocorrerão a partir de marco de 2010. Para a segunda chamada, os pesquisadores devem submeter as propostas até o dia 17 de maio. Desta vez, as contratações ocorrerão a partir do dia 20 de julho.

Como pré-requisitos, exige-se que o pesquisador seja vinculado a uma instituição de pesquisa no Brasil e tenha experiência comprovada na formação de Recursos Humanos e na execução de projetos em pelo menos uma das áreas temáticas contempladas pelo edital.

Confira o edital: www.cnpq.br.




Até 12 de fevereiro

Verão com Ciência em Macaé

Desde o dia 11 de Janeiro acontece, na Cidade Universitária da UFRJ em Macaé, o primeiro “Verão com Ciência”. Cerca de 50 professores da universidade, em sua maioria doutores em diferentes áreas, participam da realização de 22 minicursos, além de palestras, oficinas e passeios ecológicos até o dia 12 de fevereiro. A universidade emitirá certificado pela participação nos cursos, que serão gratuitos e abertos à comunidade.

Os minicursos terão carga horária média de 20 horas, divididos em uma aula por semana, de 4 a 5 horas. Mais informações pelo telefone (22) 2796-2529 e e-mail Cristeixeira@Ufrj.Br, ou no site http://www.funemac.edu.br/files.