• Edição 205
  • 11 de fevereiro de 2010

Por uma boa causa

É hora do prato de verão

Cília Monteiro

Desde o início de 2010, os termômetros brasileiros batem recordes no quesito “temperatura alta”. O calor cada vez mais forte do verão exige cuidados especiais com o corpo, entre os quais uma alimentação adequada é fundamental. O Por uma boa causa deste mês aborda alimentos saudáveis para o clima quente, a começar pelo prato de verão, que consiste numa combinação de frutas em que se pode adicionar ingredientes variados. 

Receita exata, não há. "A melhor opção é a combinação de verduras e frutas com uma fonte de proteína de alto valor biológico e grãos. Por exemplo, manga, abacaxi, melão e morango com rúcula ou alface. E tomates com queijo branco e castanha ou granola, junto às frutas", aponta Maria Adelaide Moreira dos Santos, nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ. 

Saibam os fãs de melancia que esta também é bem cotada para a mistura. "Esta fruta tem muitas vitaminas e sais minerais. Além disso, é de baixo teor calórico, pois é rica em água. É um alimento hidratante, com fibras que saciam a vontade de comer mais", explica Adelaide. 

Vitaminas: sempre presentes 

O que não falta no prato de verão é a vitamina C, que contribui para um melhor desempenho do sistema imunológico. Segundo Adelaide, qualquer fruta contém essa vitamina, seja em maior ou menor teor. E a vitamina C atua como antioxidante, protegendo o organismo do efeito danoso dos radicais livres (substâncias tóxicas). “As frutas ainda possuem minerais, como o selênio, que também age como antioxidante”, acrescenta a especialista.  

“As frutas podem ter maior concentração de vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água), como vitamina C e complexo B; ou podem apresentar mais vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura), como A, D, E e K. As frutas oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, contêm as vitaminas que usam a gordura como veículo”, indica a nutricionista. Ela afirma que as frutas sempre podem ser usadas, a diferença vai estar no teor de açúcares e fibras alimentares. “A quantidade de micronutrientes, como vitaminas e sais minerais, sempre estará presente nesses alimentos”, garante. 

Combinar as frutas parece fácil, mas muitos podem errar na escolha dos demais componentes para o prato de verão. "A restrição está na quantidade de molhos que serão servidos de acompanhamento", adverte Adelaide. De acordo com ela, os molhos não devem ser ricos em gordura, como é o caso da maionese e do creme de leite, nem em sal, como ocorre em temperos prontos e molhos à base de soja muito concentrados. Estes são condimentos que podem irritar a mucosa gástrica. "O azeite extravirgem com a dose de uma colher de chá cheia pode ser usado", aconselha a nutricionista. 

Além do prato de verão, a indicação de Maria Adelaide Moreira para o calor é de alimentos que hidratem e sejam ricos em sais minerais e vitaminas. “A desidratação é a situação mais preocupante, pois este é um período em que há grande perda de líquidos através do suor e da respiração. O ideal são frutas, verduras, legumes e carnes magras. E é preciso cuidado no preparo, pois se deve evitar gorduras”, conclui.