• Edição 205
  • 11 de fevereiro de 2010

Agenda

Diversidade na Escola e Gravidez na Adolescência

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação em Diversidade Sexual e Identidades de Gênero na Escola + Gravidez e Adolescência, que acontece de 20 de março a 26 de junho, oferecido pela UFRJ, em parceria com a Prefeitura de Itaboraí.  

São oferecidas 200 vagas, destinadas a gestores, professores, técnicos e licenciandos que atuem na escola, além de demais profissionais de educação que comprovem vínculo. O curso, que é gratuito, é ministrado aos sábados, das 9h às 17h, em Itaboraí. As inscrições podem ser feitas na página http://www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade/; mais informações são fornecidas pelo telefone: (21) 2598-1892.




Até  19 de fevereiro

Inscrições de trabalhos acadêmicos

O prêmio Top Etanol seleciona os melhores trabalhos nas modalidades de Jornalismo, Fotografia e Trabalhos Acadêmicos, além de distinguir personalidades que tenham se destacado nos setores da Agroenergia e do Meio Ambiente. As inscrições ocorrem até o dia 19 de fevereiro.

A modalidade de Trabalhos Acadêmicos é dividida em três categorias: trabalhos acadêmicos publicados, monografias de graduação e monografias de pós-graduação lato sensu. 

  
O prêmio Top Etanol é uma das iniciativas do Projeto AGORA, que integra diversas ações de comunicação e estímulo à conscientização da população brasileira sobre as benéficas relações entre a agroenergia, o desenvolvimento econômico e social e o meio ambiente.  
 
A União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica) está organizando o concurso. Regulamento, ficha de inscrição e mais informações estão no site www.projetoagora.com.br/premiotopetanol




Até  22 de fevereiro

Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde na Fiocruz



Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, que em 2010 oferece 20 vagas. O curso é resultado da colaboração entre o Museu da Vida (Fiocruz), a Casa da Ciência (UFRJ), Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Interessados que já concluíram o curso de graduação em diversas áreas envolvidas com divulgação científica podem se inscrever até 22 de fevereiro. O curso é gratuito.

   O processo seletivo para a turma 2010 acontece de 1° a 12 de março e compreende quatro etapas. A primeira e segunda consistem na entrega de pré-projeto e uma carta de motivações. As seguintes são referentes à apresentação do currículo e entrevista. As aulas serão ministradas a partir de março, de segunda a quinta-feira, das 9h às 13h, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos).

 Para efetuar a inscrição basta acessar www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=mvida&sid=303. Para obter mais informações entre em contato pelo e-mail curso_dc@fiocruz.br ou pelo telefone (21) 3865-2234.




25 de fevereiro

Seminários do Programa de Pós-graduação em Ecologia

O Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFRJ, em comemoração os 40 anos do Instituto de Biologia (IB), realiza dois seminários no dia 25 de fevereiro. São eles: “Incertezas nas respostas da biodiversidade às mudanças climáticas”, do professor José Alexandre Diniz-Filho, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e “Além da representação de espécies: incluindo atributos ecológicos na priorização espacial para a conservação”, do professor Rafael Dias Loyola, também da UFG.  

Os seminários acontecem a partir das 9h30 no auditório Maria Tereza, localizado no bloco A do IB, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. O endereço é avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.