• Edição 206
  • 25 de fevereiro de 2010

Por uma boa causa

No calor, nada como sucos de frutas

Cília Monteiro

Encerrando a série de reportagens do Por uma boa causa de fevereiro, sobre alimentos saudáveis para o clima quente, abordamos nesta edição os sucos de frutas. “Em geral, recomenda-se o consumo no verão, porque a alta temperatura desta época do ano aumenta nossas perdas orgânicas de água e eletrólitos pelo suor. O suco é uma forma fácil, rápida e gostosa de repor estas perdas”, aponta Elisa Maria de Aquino Lacerda, coordenadora de Graduação e professora de Nutrição Materno-Infantil do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ.

De acordo com a professora, os sucos devem ser preparados com as frutas que estão na época de safra, pois estas costumam ser mais saborosas, doces, nutritivas e baratas. “Até o final de março, estão na safra: abacaxi, banana, coco verde, figo, limão, maracujá, melão, melancia e uva Itália. Por estarem mais doces, dispensarão o uso do açúcar”, aponta. 

Segundo Elisa, os sucos possuem os mesmos nutrientes que as frutas, apenas com uma quantidade reduzida de fibras, principalmente quando coados. Eles possuem vitamina C, potássio e vitamina A, em quantidades que irão variar de acordo com o tipo de fruta. “Há pessoas que não têm hábito de comer frutas, mas as aceitam bem na forma de sucos. É uma boa opção para acompanhar um lanche”, observa a nutricionista.

Elisa garante que qualquer fruta é  indicada, mas o ideal é variar as escolhas, para que, assim, se amplie também a variedade de nutrientes. “Não há problemas em se misturar sucos diferentes, é uma opção para criar sabores novos. Suco de laranja com maracujá, por exemplo, é delicioso. Também é válido misturar legumes crus (cenoura, beterraba) ou folhosos (hortelã, couve)”, sugere a especialista. 

No entanto, a professora alerta que a mistura de sabores no suco não é indicada apenas a crianças na fase de experimentação das frutas pela primeira vez, a partir de seis meses de vida. “Este é um período em que as frutas devem ser testadas isoladamente, para que a criança conheça o sabor peculiar de cada uma”, afirma.  

A nutricionista acredita que o ideal é  não adoçar o suco, daí a importância da opção por sucos de frutas da época, por serem mais doces. “Mas existem as naturalmente azedas – como limão e maracujá – exigindo que se adoce um pouco. Uma dica é não utilizar mais do que 5% de açúcar em relação ao volume do suco. Por exemplo, em um copo de 200ml de suco não se deve colocar mais do que 10g de açúcar (ou seja, no máximo duas colheres de chá rasas)”, explica. Caso o indivíduo tenha indicação de saúde para utilizar adoçante, poderá usar na quantidade que lhe foi recomendada (geralmente cinco gotas equivalem a uma colher de chá de açúcar), de acordo com Elisa. 

Uma “mãozinha” no bronzeado

Na época de verão, a busca pelo bronzeado ideal se torna uma febre. O que muitos não sabem é que há um alimento que pode auxiliar nessa missão: o suco de cenoura. “A cenoura contém betacaroteno que, se consumido por longo tempo e excessivamente, deixa a pele com tonalidade alaranjada. Além disso, o betacaroteno e outros antioxidantes aumentam a concentração de melanina, causando o bronzeamento”, aponta Elisa.

Mas também não adianta pensar que basta tomar um suco de cenoura e correr até a praia para o bronzeado surgir instantaneamente. “Bronzeamentos devem ser gradativos e com proteção. E a dieta deve ser a mais variada possível”, constata a professora. Portanto, aos que querem uma ajudinha para “pegar uma cor”, é aconselhável o consumo regular do suco de cenoura, somado a uma alimentação rica e variada.   

Cuidados com o consumo

A nutricionista adverte que é preciso atenção ao consumo excessivo dos sucos. “O valor energético de um copo dependerá da fruta escolhida. Em linhas gerais, a quantidade utilizada é sempre maior do que uma ou duas porções de fruta que uma pessoa usualmente iria ingerir. Por exemplo, para fazer um suco de laranja precisaremos de pelo menos três unidades. Isto equivale a cerca de 120 a 150kcal (depende do tamanho da fruta). Por outro lado, há frutas com menos energia, como melancia, melão, goiaba e limão”, indica.  

Sendo assim, a professora chama a atenção para o fato de que sucos não devem ser tomados à vontade, para matar a sede. “Este papel ainda deve ser cumprido pela água. E também não se pode esquecer o cuidado com a higiene ao se preparar um suco, com utensílios bem limpos e frutas bem lavadas”, conclui Elisa Lacerda.