• Edição 207
  • 04 de março de 2010

Notícias da Semana

Inauguração do Centro de Vacinação de Adultos

Ana Zahner

Foto: Agência UFRJ de Notícias
Maira Fontanelli, coordenadora do Centro de Vacinação de Adultos.

Nesta quarta-feira, 3 de março, foi inaugurada a nova sede do Centro de Vacinação de Adultos (CVA) da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST) da UFRJ. Localizado no primeiro andar do bloco L do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o centro oferecerá todas as vacinas existentes na rede pública de saúde e participará de todas as campanhas para adultos promovidas pelo Ministério da Saúde. 

A coordenadora do Centro Maira Fontanelli ressaltou a importância da conscientização que o Centro propicia. A vacinação de adultos é muitas vezes deixada de lado, mas é extremamente importante para a saúde pública. 

A equipe do CVA conta com a ajuda da UFRJ para que seus profissionais estejam a todo momento atualizados em cursos que ocorrem dentro e fora da universidade. Assim, têm o privilégio de participar de programas externos à UFRJ, inclusive em outros municípios. 

Para 2010, os projetos do CVA já incluem a vacinação contra a gripe sazonal e a H1N1. O Centro funciona das 8 às 16h e o telefone para contato é 2562-6542.




Nova diretora do Instituto de Biofísica é a primeira mulher a ocupar o cargo de Carlos Chagas Filho



Em cerimônia realizada nesta terça-feira, Denise Pires de Carvalho assumiu a diretoria do IBCCF

Thiago Etchatz

Foto: Bárbara Futuro

Não foi apenas pela longa salva de palmas, após a assinatura do termo de posse da diretoria do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), que se pôde notar o prestígio e a confiança depositada na primeira mulher a assumir a direção do instituto que carrega o nome do gênio que o fundou. Na tarde da última terça-feira, 2 de março, a posse da diretora Denise Pires de Carvalho foi oficializada em uma cerimônia em que o anfiteatro G1-022 do Centro de Ciências da Saúde (CCS) não foi suficiente. 

Familiares de Carlos Chagas Filho e da nova diretora estavam presentes. Rapidamente os assentos do anfiteatro foram tomados por diretores, professores, alunos e servidores. Mesmo com a transmissão da posse em um telão na sala ao lado, muitos ficaram para assistir de pé, até mesmo autoridades como o prefeito da UFRJ Hélio Mattos e o recém empossado diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho José Marcus Raso Eulálio.  

Junto com o vice-diretor Róbson Coutinho Silva, Denise de Carvalho comandará o Instituto de Biofísica durante o triênio 2010/2012. Em seu discurso, a nova diretora anunciou que, em breve, começará a expansão do espaço físico do IBCCF, nascido do laboratório pessoal de Carlos Chagas Filho e que hoje conta com 46 laboratórios. Tal medida visa à ampliação qualitativa e quantitativa da pesquisa dentro do instituto. Denise ainda reiterou a excelência da pesquisa desenvolvida pelo instituto, que possui cerca de 300 alunos matriculados nos programas de pós-graduação em Biofísica e Fisiologia, respectivamente conceituados com os níveis 7 e 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Como não podia ser diferente, a nova diretora fez questão de rememorar o fundador Carlos Chagas Filho e se comprometeu a levar adiante seu legado. “Como preconizava o fundador do nosso instituto, a pesquisa deve se aproximar da sociedade para ter seu valor reconhecido. Ele deve estar satisfeito com o nosso desempenho”, afirmou lembrando os dez anos sem Carlos Chagas Filho e a responsabilidade da atual direção, que, em setembro, organizará eventos comemorativos aos 100 anos de vida do pai do Instituto de Biofísica da UFRJ.