• Edição 207
  • 04 de março de 2010

Agenda

5 de março

O trabalho de psicólogos em empresas

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ apresenta o encontro “Psicologia e gestão de pessoas: que práticas queremos afirmar?”, nesta sexta-feira (5/3). Organizado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP/RJ), o evento tem como objetivo discutir o trabalho de psicólogos em empresas, principalmente na área de recursos humanos. O pré-congresso acontece a partir das 16h, no Salão Moniz de Aragão.

O evento conta com a presença da presidenta do CRP/RJ, Lygia Ayres, e do presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho, Paulo Bicalho. O debate parte da premissa de que o psicólogo de recursos humanos é um profissional de saúde e da relação trabalho-saúde encontrada no setor de RH.

Outros assuntos abordados serão a questão da produção de subjetividade no trabalho e a politização do adoecimento como elemento coletivo, e não individual.

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ fica no campus da Praia Vermelha, na Avenida Pasteur, 250.


5 de março

Desafios da pós-graduação e pesquisa na UFRJ 

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PR-2) realiza, na sexta (5/3), das 9h às 16h, o seminário “Horizontes e Fronteiras: desafios para pós-graduação e pesquisa na UFRJ – 2010”. O objetivo do evento é debater os rumos da pós-graduação na universidade.

Durante a abertura do evento, a pró-reitora de pós-graduação, professora Angela Uller, abordará o atual modelo de pós-graduação utilizado pela UFRJ. Segundo Uller, “a universidade vem ampliando seus programas de pós-graduação, mas o tipo de formação continua o mesmo; por isso é importante pensar se é esse o modelo que a universidade quer continuar seguindo”.

Haverá ainda a mesa-redonda “Fim do conhecimento?”, com a participação dos professores Leopoldo Méis, Bertha Becker e Roberto Bartholo, e as palestras “Alexandria – O berço da civilização Ocidental”, com o professor Marcos Caldas, e “Documento sobre o ‘Espaço Alexandria’”, com Luiz Bevilacqua.

O encontro acontece na sala 122, bloco G, do Centro de Tecnologia, que fica localizado na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ.


9 de março

Manifestação contra o Ato Médico na Cinelândia

No dia 9 de março, às 17h, o Conselho Regional de Psicologia (CRP/RJ) promove um ato público na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, em repúdio ao Projeto de Lei do Ato Médico, que está em vias de ser aprovado no Senado. Psicólogos, demais profissionais da área de saúde, estudantes e a sociedade em geral estão convidados a participar da manifestação. No ato, os presentes promoverão um “apitaço” contra o PL do Ato Médico, distribuirão panfletos e outras ações para conscientizar a população dos riscos que o projeto traz para os profissionais da saúde e a sociedade.  

Iniciado como um projeto para regulamentar a profissão dos médicos, o Ato Médico transformou-se em instrumento de centralização da saúde na Medicina. Essa tentativa está expressa em diversos pontos do PL, entre eles o que diz que somente médicos podem exercer a direção e chefia de serviços médicos (sem definir o significado de “serviços médicos”) e o que dá a esses profissionais a exclusividade do diagnóstico e da prescrição dos tratamentos. Além disso, para consultar outros profissionais de saúde, a população precisa passar, primeiro, por consulta médica. 

Mais informações sobre o Ato Médico e a manifestação na página http://www.crprj.org.br/comissoes/saude/ato-medico.html.


11 de março

Comemoração do Dia Mundial do Rim no Hospital Universitário

 

O Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) convida para o evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim, 11 de março, no Anfiteatro do Serviço de Nefrologia. A partir das 10h, o professor Alvimar Gonçalves Delgado ministra a palestra “A epidemia da DRC: um alerta no Dia Mundial do Rim”.

Em seguida, o professor Maurílio Leite Júnior apresenta “Diagnóstico da insuficiência renal crônica: a pré-diálise”. “Terapia celular: novos rumos no tratamento da DRC”, apresentada pelo professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) Marcelo Morales, finaliza o ciclo de palestras.

O evento é aberto ao público. O Hospital Universitário se localiza na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2706.


11 de março

Museus da história da Medicina se reúnem no Rio de Janeiro




Os responsáveis pelos museus de história de Medicina de todo o país se reúnem no “I Encontro Nacional de Museus da Medicina”, tendo em vista a criação da Rede Nacional de Museus de História da Medicina. A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) promove o evento em sua sede (Avenida Franklin Roosvelt, 84/803, Centro do Rio de Janeiro), nos dias 11 e 12 de março, das 9h às 17h30.

O objetivo do evento é a troca de experiências entre os organizadores dos museus de Medicina, que trarão ao conhecimento do público a história da Medicina e do país contada através da descrição do material que compõe os seus acervos. No dia 11 de março, às 14h, a professora Diana Maul de Carvalho, coordenadora do Museu Virtual de Faculdade de Medicina da UFRJ, ministra palestra sobre o acervo do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

As inscrições podem ser feitas no local do evento. Mais informações pelo telefone (21) 2240-6739 ou pelo e-mail imprensa@fenam.org.br.


Até 12 de março

Prorrogada validação de diplomas médicos obtidos no exterior

 

Foi prorrogada até o dia 12 de março a validação dos diplomas para os médicos graduados em universidades no exterior. Para garantir uniformidade, transparência, segurança e qualidade ao processo, os ministérios da Saúde e da Educação se reuniram e, agora, os candidatos serão submetidos a um exame nacional elaborado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os interessados em fazer a inscrição devem se dirigir a UFRJ ou algumas das 23 demais universidades públicas que participam do processo. O candidato à revalidação precisa ter concluído o curso de Medicina em instituição reconhecida por órgãos competentes do país, com carga horária de 7.200 horas concluídas no período mínimo de seis anos, além de ter feito estágios práticos correspondentes a 35% da carga horária do curso.

A lista dos candidatos habilitados a participar do exame,  que  será composto por teste teórico e prova de observação das habilidades clínicas adquiridas pelo candidato, estará disponível no site http://portal2.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/area.cfm?id_area=382, até o dia 23 de março.

O Inep divulgará  o calendário e locais de cada etapa da avaliação. Os aprovados terão os diplomas revalidados pela universidade em que se inscreveram.


13 de março

III Simpósio de Líquido Cefalorraquidiano

Estão abertas as inscrições para o “III Simpósio de Líquido Cefalorraquidiano da Cidade do Rio de Janeiro – Abordagem Clínica e de Imagem”, que acontece no dia 13 de março. Entre os temas abordados estão “Infecções virais”, “Doença neurológica associada ao HTLV: RM X LCR” e “Avanços no exame de LCR nas demências”.

São oferecidas 100 vagas para o evento e as inscrições podem ser feitas no Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG) da UFRJ, pelo telefone 2562-6736 ou através da página http://www.microbiologia.ufrj.br/outras_atividades_informacoes.asp .

O Simpósio acontece a partir das 8h no auditório da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), no Leblon. O endereço é Avenida Ataulfo de Paiva, 669, 3° andar.