• Edição 209
  • 18 de março de 2010

Teses

Tese de doutorado estuda relação entre transtorno de pânico e tontura



Marina Lins – AgN/PV

Marco André Mazzasalma, aluno do Instituto de Psquiatria da UFRJ (Ipub), defende a tese de doutorado “Transtorno de pânico e tontura persistente: avaliação de comorbidade, manifestações clínicas, achados otoneurológicos e resposta terapêutica” na próxima sexta-feira (19/3). A apresentação será às 9h, no Auditório Leme Lopes, no campus da Praia Vermelha.

O estudo buscou explorar as manifestações de pacientes com a associação de transtorno de pânico (TP) à tontura persistente. O TP é um transtorno de ansiedade que pode gerar importante prejuízo ao funcionamento pessoal e ocupacional. A tontura pode ocorrer durante ou entre os ataques de pânico e pode causar importante incapacidade funcional ao indivíduo. 

Orientado por Antônio Egidio Nardi, professor do Ipub, o pesquisador concluiu que os pacientes acometidos pelo TP e pela tontura apresentam elevado prejuízo na qualidade de vida. Além disso, constatou alto índice de comorbidades psiquiátricas, principalmente a agorafobia – medo de não poder sair do meio de uma multidão ou de um lugar público caso se sinta mal.

Mazzasalma acredita que ainda são necessários novos estudos para validar suas conclusões. Porém, afirma que seu trabalho aponta para a eficácia da impramina no tratamento do TP e na redução do impacto da tontura na qualidade de vida dos pacientes.