• Edição 210
  • 25 de março de 2010

Agenda

Aulas de violão no Hospital Universitário

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) oferece aulas de violão que são promovidas pelo Centro Cultural do Hospital e acontecem as segundas e quartas-feiras, das 12h às 13h, com a professora Gillian Almeida e as quintas e sextas-feiras, no mesmo horário, com o professor Joás Cruz da Silva. A atividade é realizada no próprio Centro Cultural, localizado no subsolo do HUCFF (Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária), próximo aos elevadores.

As aulas são abertas à comunidade do Hospital Universitário. As inscrições devem ser feitas no Centro Cultural, mais informações pelo telefone (21) 2562-2610.

 


I Prêmio Universitário Adolescência e Saúde

O Núcleo de Estudos de Saúde do Adolescente (NESA) da UERJ, por meio da revista “Adolescência & Saúde”, seleciona os melhores artigos científicos sobre saúde do adolescente publicados por estudantes de graduação e residentes da UFRJ, UERJ, Unirio e Unesa (Estácio de Sá). O melhor artigo de cada instituição será premiado com a quantia de R$ 1000,00 e a publicação na revista.

Os artigos devem ser enviados até o dia 31 de julho de 2010 para o endereço eletrônico nessa@uerj.br, seguindo as devidas normas: ter título (em português e inglês); nome(s) do(s) autor(es) e titulação(ões); nome do serviço em que foi realizado o trabalho; resumo e abstract; unitermos e key words; no máximo 10 (dez) laudas com 2.100 (dois mil e cem) caracteres cada, sem contar referências; endereço; número de telefone e/ou fax e e-mail do(s) autor(es).

Mais informações pelos e-mails: isabel@neugel.com.br, cristina.kuschnir@gmail.com e lucasdtgc@gmail.com e telefone (21) 2234-2068.   


26 de março

“Aspectos Neuropsiquiátricos dos Tumores Cerebrais”

No próximo dia 26, o Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ promove mais uma sessão do Centro de Estudos, com o tema “Aspectos Neuropsiquiátricos dos Tumores Cerebrais”. O palestrante convidado é Max Carvalho, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). 

O evento acontece no Auditório Leme Lopes às 10h30. O Ipub está localizado na Rua Venceslau Brás, 71, Fundos no Campus Praia Vermelha, Urca.


26 de março

I Semana do Cérebro no Espaço Ciência Viva

O cérebro será  o primeiro grande tema do Espaço Ciência Viva neste ano de 2010. Nos dias 26 e 27 de março ocorre um evento totalmente novo, uma Neuraventura Sensorial, na I Semana do Cérebro. As atividades, que acontecem na sexta-feira e sábado, das 9h às 17h, são resultado de uma parceria entre o Espaço Ciência Viva e a Organização Ciências e Cognição (http://blog.cienciasecognicao.org/).  

O evento é voltado para conscientização de alunos, pais e professores de ensino fundamental e médio para a importância do estudo das neurociências. A entrada é franca. Local: Av. Heitor Beltrão, 321, Tijuca. Mais informações pelo telefone (21) 2204-0599 e na página http://www.cienciaviva.org.br.


31 de março

Posse da nova diretoria do Instituto de Biologia

Na quarta-feira, 31 de março, os professores Antonio Mateo Solé-Cava e Blanche Christine Bitner-Mathé assumem, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretora do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ. A cerimônia acontece às 16h no Salão Azul, localizado no bloco A do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária. Toda a comunidade do IB está convidada.