• Edição 213
  • 29 de abril de 2010

Cidade Universitária

Policiamento reforçado na Cidade Universitária

Rodrigo Baptista - Jornal da UFRJ

Foto: Divulgação
Policiamento à Cavalo da PMERJ com intuito de aumentar a segurança do campus da Cidade Universitária

Com o aumento da frota diária de veículos, cresce também o número de pessoas que circulam na Cidade Universitária, o que gera a necessidade de medidas incisivas na segurança no campus. Essa é uma preocupação constante das autoridades acadêmicas, em especial, do prefeito da UFRJ, professor Helio de Matos. A mais recente investida para ampliar a segurança local foi a instauração, a partir do dia 20 de abril, do policiamento montado na Cidade Universitária (Ciduni), medida viabilizada pela parceria da universidade com o 17º Batalhão de Polícia Militar e com o Regimento de Polícia Montada Coronel Enyr Cony dos Santos (RPMont/CECS).

De acordo com Helio de Matos, a iniciativa promete trazer mais segurança a professores, alunos, funcionários e pessoas que frequentam a Ciduni, além de apresentar vantagens como responsabilidade ecológica e movimentação. Ele destacou ainda a parceria com a PMERJ, que atua na Cidade Universitária desde 2003:  

“Hoje ela nos apoia com a guarda montada, que permite uma atuação mais ampla feita pelo animal, que chega a lugares do campus onde as viaturas não podem chegar, como as áreas verdes não ocupadas, além de ser mais ecológico do que a utilização de veículos motorizados”, afirma o prefeito. 

Segundo o Tenente-coronel Silvestre, responsável pelo 17º BPM, o patrulhamento montado está em fase experimental e conta com uma dupla de policiais e cavalos. “Após a fase de testes, vamos analisar se a medida deu frutos. Dependendo do resultado, podemos posteriormente ampliar o número de policiais montados”, comenta o comandante do batalhão.