• Edição 216
  • 20 de maio de 2010

Agenda

Até 21 de maio

Prorrogada inscrições de trabalhos para a Jornada de Iniciação Científica

Foi prorrogado até  esta sexta-feira (21/05), às 17h, o prazo para as inscrições de trabalhos para a XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC). O objetivo é oferecer um espaço de exposição e troca de experiências entre os alunos da UFRJ.

A JIC é aberta aos alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa no espaço acadêmico e é obrigatória para  alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UFRJ e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Pede-se que os candidatos antecipem as inscrições, de maneira a evitar o congestionamento do acesso ao Espaço Sigma.


Até 21 de maio

Inscrições de projetos no Programa Prospecta sanofi-aventis


O prazo para submissão de projetos ao Programa Prospecta sanofi-aventis se encerra amanhã, dia 21 de maio. Seu objetivo é incentivar a participação de pesquisadores e instituições nacionais que possuem projetos inovadores nas áreas de oncologia, diabetes e doenças tropicais, numa parceria entre o Grupo sanofi-aventis e a Fundação Biominas.

Os interessados devem inscrever seus projetos mediante preenchimento do Formulário de Inscrição disponível no site http://www.biominas.org.br/prospecta/etapa.php. Através do formulário o proponente apresentará informações não confidenciais sobre a inovação proposta, área de aplicação, estágio de desenvolvimento e equipe.

A divulgação dos projetos selecionados será realizada através de e-mail individual aos proponentes. Os projetos qualificados deverão submeter as informações do formulário em inglês. Mais informações pelo telefone (31) 3303-0016 ou através do e-mail prospecta@biominas.org.br 


21 de maio

Dia de Atenção ao Portador de Lúpus

Na próxima sexta-feira, dia 21 de maio, haverá um encontro integrado entre o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Hospital Universitário Pedro Ernesto e o Hospital dos Servidores para comemoração do Dia Internacional de Atenção ao Portador de Lúpus.

O evento, promovido pela Associação de Portadores de Lúpus do Rio de Janeiro (Apalurj), será realizado das 9h às 13h, no Auditório Halley Pacheco, localizado no 8º andar do HUCFF. O endereço é Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Mais informações através do telefone (21) 2562-2188 e pelo email cdp@hucff.ufrj.br.


26 de maio

X Encontro de Enfermagem do Hospital Federal de Ipanema

No dia 26 de maio, ocorre o X Encontro de Enfermagem do Hospital Federal de Ipanema, que tem como tema principal “Integralidade: Ações de Enfermagem no processo de construção na assistência da saúde”. 

Para as inscrições será necessária uma doação para as vítimas da enchente no Rio de Janeiro. Mais informações pelos telefones: (21) 3111-236; 3111-2345 ou 3111-2346.


26 de maio

IV Encontro Nacional de Tuberculose

Nos dias 26 e 27 de maio ocorre no Hotel Windsor Guanabara o IV Encontro Nacional de Tuberculose. O encontro tem como objetivo a reunião de profissionais das áreas de atuação no combate à tuberculose e a discussão sobre as mudanças na condução dos casos da doença no Brasil.  

Paralelamente acontece o I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose, que dá oportunidade à apresentação de trabalhos científicos a respeito do assunto. O Hotel Windsor Guarnabara se localiza na Avenida Presidente Vargas, 392, no Centro. Para mais informações, acesse o site http://www.sbpt.org.br/tb2010/.


26 de maio

Seminário sobre álcool, tabaco e a publicidade



No dia 26 de maio ocorre o Seminário sobre álcool, tabaco e a publicidade em São Paulo. Através de mesas-redondas, o evento aborda a responsabilidade da publicidade de bebidas alcoólicas e cigarros no auxílio às políticas públicas para a prevenção de danos à saúde futuramente. Inscrições, programação e mais informações através do telefone: (11) 5579-5343.


27 de maio

III Ciclo Cinema e Infância na Escola de Educação Física

Para discutir o lugar da infância nas novas configurações familiares, o grupo Esquina - cidade, lazer e animação cultural, ligado à Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), exibe filmes seguido de debates com a participação de professores e psicanalistas todas as quintas-feiras de maio. Trata-se do III Ciclo de Cinema e Infância, cuja temática é "Infância e famílias - as novas conformações familiares" e acontece sempre a partir das 14h, no auditório Maria Lenk, na Cidade Universitária.

No dia 27 de maio, na última sessão do ciclo, será exibido o filme Um herói do nosso tempo (2005), dirigido por Radu Mihaileanu. E na sequência acontece debate com o Professor Dr. Luiz Felipe Faria (IBMR). 

Confira a sinopse:

A África está  sofrendo com uma seca terrível. Os judeus etíopes serão transportados para Israel. Uma mãe etíope cristã obriga o filho a tomar o lugar de um menino judeu morto para que ele se salve. Com apenas nove anos de idade, Salomão é um caldeirão humano de culturas e religiões: cristão negro nascido na Etiópia, vivendo num campo de refugiados no Sudão. A mãe o ensina a se fingir de judeu e assim entrar em Israel para sobreviver. Lá é adotado por uma família de judeus sefardins de origem francesa. 


Até 28 de maio

Inscrições para curso de férias do Instituto de Bioquímica da UFRJ

As inscrições para o curso de férias oferecido pelos Institutos de Bioquímica Médica e Biofísica Carlos Chagas Filho estão abertas para professores e alunos do ensino médio até 28 de maio. Os cursos são gratuitos.

As atividades para professores serão realizadas de 19 a 30 de junho, das 9h às 17h; e para alunos do Ensino Médio de 26 a 30 de junho, no mesmo horário. Os participantes buscarão respostas, através de experimentos e discussões, para duas questões científicas: “Fermentação: De Pasteur aos dias de hoje - como a fermentação interfere na sua vida"; "Alimento, o combustível do corpo. Por que comer? A importância da alimentação para o nosso organismo e o que podemos fazer para gastar a energia consumida".

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2562-6762 ou através do e-mail cferias@bioqmed.ufrj.br e serão confirmadas por carta partir do dia 14 de junho. Os institutos ficam na Cidade Universitária, no prédio do Centro de Ciências da Saúde.