• Edição 216
  • 20 de maio de 2010

Microscópio

Integração e reconhecimento do assistente social


Marlon Câmara

Profissionais de Serviço Social de diversas instituições se reúnem no dia 28 de maio para a VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O Evento, organizado por profissionais da área, busca apresentar trabalhos científicos de estudantes e especialistas a respeito das práticas do assistente social no ramo da saúde.  

O evento ocorre todo ano, sempre no mês de maio, em homenagem ao dia 15, em que se comemora o Dia do Assistente Social. “O principal objetivo da Jornada é a integração dos profissionais de serviço social de todas as unidades que atuam no meio. O grupo de assistentes sociais da Universidade vem se organizando desde a V Jornada, quando se criou o Fórum de Assistentes Sociais da UFRJ, que tenta organizar as discussões a respeito da profissão”, explica Vania Dias de Oliveira, assistente social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) e coordenadora da atividade.  

A VI edição da Jornada busca dar continuidade às conquistas dos anos anteriores, que possibilitaram a integração de assistentes sociais de diversos ramos, unidos para discutir questões a respeito da profissão. “Antes da V Jornada de Intercâmbio nós não fazíamos ideia da quantidade de profissionais que estavam presentes só nesta Universidade. Nós levantamos 19 unidades dentro da UFRJ que possuíam assistentes sociais, o que foi uma conquista para nosso objetivo de integração”, diz Vania.  

A Jornada conta com a exposição de conferências por profissionais do Serviço Social de diferentes instituições, apresentando informações importantes para os profissionais atuantes na área. “O assistente social é um profissional muito atento às questões que emergem da sociedade, logo, buscamos trabalhar com a demanda de ações de que a sociedade necessita. As conferências que serão apresentadas no evento têm como foco aperfeiçoar o campo de ação dos profissionais e fazê-los refletir sobre sua prática cotidiana”, relata a coordenadora do evento.  

A assistente social explica ainda o projeto de pesquisa que está sendo realizado pelo setor, “O Perfil Cultural-Acadêmico e Sócio-Assistencial dos Assistentes Sociais da UFRJ”, visando a descobrir as características do profissional na Universidade. “A pesquisa tem como objetivo informar quem somos, quantos somos, o que fazemos e o que pretendemos na Universidade”, expõe a assistente social. “O projeto também busca suprir a necessidade que nós temos de descobrir a demanda dos assistentes sociais das unidades da UFRJ e quais são os profissionais que atuam em cada uma delas.” 

A VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro também traz apresentação de pôsteres de trabalhos científicos dos atuantes na área, relatando experiências profissionais e reflexões teóricas sobre a profissão. “Já são mais de 29 trabalhos inscritos, o que é muito gratificante para todos nós”, conclui Vania. 

O evento ocorre a partir das 8h no Auditório Halley Pacheco, 8º andar do HUCFF, que fica na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Para mais informações sobre o assunto, deve-se acessar o site www.hucff.ufrj.br.