• Edição 223
  • 8 de julho de 2010

Faces e Interfaces

Mulheres que consomem muito chá correm mais riscos de contrair artrite reumatóide

Michelly Rosa e Thiago Etchatz

Estudo realizado na Universidade Médica de Georgetown na Inglaterra aponta o chá  como agravante em casos de atrite reumática nas mulheres inglesas. A pesquisa, atribuída ao professor Christopher Collins, foi apresentada no Congresso Anual de Combate ao Reumatismo na Europa e aponta que o simples fato de consumir chá todos os dias já aumenta a possibilidade de desenvolvimento da doença em 40%. 

A artrite reumatoide é uma doença crônica  grave, debilitante, de causa desconhecida, que provoca inflamação nas articulações (dor, rigidez, inchaço e perda da função), com tendência a ser persistente, determinando deformidades e invalidez. Sua incidente é maior justamente nas mulheres entre 50 e 70 anos. 

O resultado foi obtido após análise com mais de 76 mil inglesas com idade entre 50 e 79 anos e mostra que 78% daquelas que consomem chá excessivamente, ou seja, mais de quatro xícaras por dia, são muito mais vulneráveis a desenvolver a doença. Também foram feitos testes com café, no entanto, não foram encontrados quaisquer indícios de que a bebida mais popular do Brasil possa representar algum risco com relação à artrite. 

Para avaliar a relação entre o chá e a doença, o Olhar Vital consultou o reumatologista Mário Newton e o farmacologista Miguel Lemos.

Mário Newton 

Professor do Instituto de Reumatologia da UFRJ 

“Não há nenhuma relação entre artrite reumatoide e consumo de chá. Se assim fosse, não só na Inglaterra, como também na China e na Índia, países em que a população tem o hábito milenar de consumir muito chá, a população feminina seria quase toda tomada por casos de artrite reumatoide, o que não ocorre. 

A artrite reumática é uma doença sistêmica caracterizada por uma hiper-reação do organismo, ou seja, é uma doença autoimune, que causa inflamações das articulações e não há causa conhecida. 

A medicina tem algumas suposições de fatores genéticos, ou externos, ambientais que podem colaborar com o desenvolvimento da doença, porém nenhuma delas é comprovada. Não há como afirmar que o consumo de chá pode aumentar casos de artrite reumatoide. 

A pesquisa foi realizada com público do sexo feminino, com idade entre 50 e 79 anos. A artrite reumatoide é uma doença que se manifesta mais nesta faixa etária, porém há casos da doença em outras idades. Nós supomos que haja relação com a produção de estrogênio e com o desenvolvimento da menopausa, mas, como disse, nada pode ser afirmado.”

Miguel Lemos

Médico farmacologista e professor-adjunto da Faculdade de Farmácia da UFRJ

“Existe uma divisão da Farmacologia, denominada de etnofarmacologia, que estuda as propriedades farmacológicas de chás, extratos de ervas e compostos naturais empregados popularmente no tratamento alternativo de algumas doenças. O estudo do efeito de alguns chás em animais demonstrou propriedades antirreumáticas, modulando respostas imunes da artrite reumatoide, segundo a National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM). Temos, no Brasil, vários estudos como o do chá de pitanga, com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e que já é utilizado na Ilha de Santa Catarina há longa data.  

A composição dos chás apresenta variabilidade individual dependendo da espécie estudada, mas, na maioria dos casos, observamos como seus principais componentes os polifenóis/flavonoides, os alcaloides, como cafeína com sua ação estimulante do sistema nervoso central, a teofilina e teobromina. Encontramos também taninos, aminoácidos, vitaminas, componentes voláteis e minerais, saponinas, clorofila, carotenoides e lipídeos. 

Se o consumo obedecer às mesmas normas seguidas para o consumo do café, ou seja, três xícaras de chá por dia, não há risco para saúde. É importante salientar que, para aqueles pacientes portadores de cálculos renais, gastrites e úlceras estomacais, o consumo de chás deve ser feito com restrições. 

Com citei anteriormente, alguns chás são avaliados em estudos controversos. Um recente trabalho foi feito em milhares de mulheres com idade variando entre 50 e 79 anos. Elas preencheram questionários sobre consumo diário de café e chá. Nesse trabalho apresentado no Congresso Anual de Combate ao Reumatismo, na Europa, o chá tomado mais do que quatro xícaras diariamente, diferentemente do café, aumentou a incidência de artrite reumatoide. Já os trabalhos com o chá verde demonstraram o contrário.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune e incapacitante, que atinge três vezes mais mulheres do que homens. Geralmente começa entre as idades de 40 e 60 anos. Devido à presença de várias substâncias que compõem os chás, ainda teremos muito a pesquisar para elucidação completa dos mecanismos de ação dos chás na incidência ou na profilaxia da artrite reumatoide, como também o porquê da maior incidência em mulheres do que em homens.”