• Edição 225
  • 22 de julho de 2010

Cidade Universitária

Funcionários da Prefeitura Universitária visitam a Biblioteca Parque de Manguinhos

Geralda Alves

A Biblioteca Parque de Manguinhos recebeu na última terça-feira (20/07) um grupo de 20 funcionários da Prefeitura Universitária que participou de visita guiada ao local. O espaço foi inspirado no projeto implantado em Medellín (Colômbia), em 2006, quando foi instalada uma biblioteca parque numa das áreas mais violentas da cidade , com isso, elevou-se o nível educacional da população, contribuindo, assim, para a redução do índice de violência local.

  A visita se deu por iniciativa do Prefeito da UFRJ, Helio de Matos, que conheceu o lugar acompanhando um grupo de alunas do curso de Biblioteconomia da UFRJ. “O prefeito gostou muito do projeto e pediu para que fosse organizada uma visita dos funcionários da prefeitura ao local”, diz Marcia Ehmann, Relações Públicas da Prefeitura Universitária (PU). 

A decisão foi divulgada através dos “Vox Notícias”, canal de comunicação interna da PU, e gerou interesse em funcionários de variadas profissões e divisões; além de estagiários do curso de Engenharia Ambiental e do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Pedro II, que trabalham na unidade.    O resultado foi o melhor possível. “Todos gostaram muito. Eles tiveram a chance de conhecer o projeto, que urbanizou e transformou a área de risco num complexo cultural, e proporcionou à comunidade na qual está inserida e à do entorno a oportunidade de elevar o nível educacional da população”, relata Marcia.   

A Biblioteca 

Equipada com recursos do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, e uma contrapartida do governo estadual, a biblioteca faz parta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Federal e é a primeira desse porte a ser inaugurada no país. Tem capacidade para atender 16 comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, cuja população soma, aproximadamente, 100 mil habitantes.  

Localizada no antigo Depósito de Suprimentos do Exército, a área de 3,3 mil m2 foi totalmente urbanizada e transformada num complexo cultural com ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, acervo digital de música, cineteatro, cafeteria, acesso gratuito à Internet e uma sala denominada “Meu Bairro”, para que a comunidade da região faça reuniões.  

Acervo 

Com um acervo de 25 mil livros, 800 filmes, 3 milhões de músicas para audição, dentre outros itens, a Biblioteca Parque de Manguinhos recebe a visita de 600 pessoas por dia e gera emprego para os moradores da região, 70% de seus funcionários moram nas comunidades do entorno. Devido ao grande número de visitantes, a Biblioteca aceita voluntários para ajudar no atendimento ao público.

A Biblioteca Parque de Manguinhos fica na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.184 e funciona de terça a domingo, das 10h às 20h. A entrada é franca.