• Edição 226
  • 29 de julho de 2010

Ciência e Vida

Nova arma no combate à Toxoplasmose


Cientistas brasileiros identificam organela que pode gerar novos tratamentos contra a doença


Marlon Câmara

A toxoplasmose é uma doença infecciosa bastante comum, causadora de graves sequelas a seus portadores. A doença é transmitida pelo protozoário Toxoplasma gondii, presenteprincipalmente em fezes de gatos e outros felinos, e na carne do porco ou do carneiro. Uma nova organela presente no protozoário foi identificada recentemente por um grupo de cientistas brasileiros, o que abre possibilidade para a criação de tratamentos mais eficazes e vacinas contra a doença.  

“No trabalho, descrevemos uma nova organela com características similares a vacúolos de plantas (do inglês, Plant-like vacuole, ou PLV) no parasito Toxoplasma gondii. A organela possui uma estrutura peculiar, definida através de técnicas de tomografia associadas a microscopia eletrônica, apresentando-se como um vacúolo grande contendo algumas vesículas internas, que pode interagir com outras organelas do parasito. Após invadir outra célula hospedeira, o PLV gradualmente se fragmenta, sendo por isso não reconhecido como uma estrutura característica em parasitos intracelulares”, explica Kildare Miranda, professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF-UFRJ), um dos responsáveis pela pesquisa. 

Com a identificação da organela, é possível que sejam desenvolvidas técnicas específicas para desativá-la, permitindo que a doença seja combatida sem agressão ao corpo do hospedeiro. “Um aspecto importante no combate a doenças parasitárias é a seletividade do tratamento. Isso significa que a droga utilizada para combater o parasito deve ser seletiva e causar o mínimo de efeitos colaterais para o seu hospedeiro. Nesse sentido, um dos focos das pesquisas para o desenvolvimento racional de novas drogas é a procura por características estruturais, bioquímicas e fisiológicas que sejam específicas para os parasitos, que não existam, portanto, nos seus hospedeiros, servindo como alvo para o desenvolvimento de um quimioterápico”, expõe o professor. 

A toxoplasmose possui tratamentos limitados, principalmente em níveis mais avançados ou em pacientes especiais. Desta forma, a descoberta permite o desenvolvimento de combate mais eficaz contra a doença. “A caracterização de uma organela que possui características estruturais e fisiológicas parecidas com a de vacúolos de células de plantas pode abrir perspectivas para o desenho racional de novos tratamentos contra a toxoplasmose. Além disso, o vacúolo se forma em estágios extracelulares do parasito e é justamente neste momento que ele está mais suscetível a ação de drogas”, relata Kildare.  

O perigo da toxoplasmose consiste na facilidade com que ocorre a contaminação. De acordo com o especialista, a infecção com o toxoplasma pode ocorrer através da ingestão de formas infectivas através da água e alimentos contaminados. A doença é, segundo ele, normalmente assintomática em adultos, mas pode causar cegueira em alguns indivíduos e retardo mental em crianças congenitamente infectadas.  

“A toxoplasmose é uma das infecções parasitárias mais comuns ao homem e possui ampla distribuição, podendo infectar cronicamente aproximadamente um terço da população mundial. Isso não significa que este número de pessoas desenvolva a doença, pois o toxoplasma é um parasita oportunista que causa quadros de patologia mais severos em pacientes imunocomprometidos”, conclui o pesquisador.