• Edição 227
  • 05 de agosto de 2010

Teses

Estudo avalia substâncias que podem aliviar sintomas de doença na próstata

Michelly Rosa

A mestranda Fernanda Chagas da Silva apresenta nessa sexta-feira (06/08) a tese “Avaliação Farmacológica de novos antagonistas duais de receptores a1A/1D”. O estudo, com orientação dos professores Cláudia Lúcia Martins da Silva e François Germain Noël, do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), desenvolveu nova série de substâncias antagonistas de alfa1- adrenergéticos (a1-RA) na tentativa de descobrir novos fármacos utilizados em processos patológicos como hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertensão arterial.  

O resultado das análises revelou que as novas substâncias desenvolvidas pelo grupo são antagonistas aos receptores alfa1 – adreenergéticos e que, portanto, podem ser úteis não só no alívio dos sintomas de HPB, como também na inibição de proliferação celular do tecido da próstata. 

A apresentação da pesquisa ocorre às 13h no auditório da Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), sala J1-004 - bloco J do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, nº 373, Cidade Universitária – Rio de Janeiro. Mais informações através do telefone (21) 2562-6447.