• Edição 227
  • 05 de agosto de 2010

Agenda

Até 11 de agosto

Curso de Extensão Estratégias de Prevenção das DST/Aids

O Laboratório de Estudos em Política, Planejamento e Assistência em DST/Aids do Hospital Escola São Francisco de Assis(Hesfa/UFRJ) promove o Curso de Extensão Estratégias de Prevenção das DST/Aids. Seu objetivo é discutir as estratégias de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis considerando os aspectos programáticos, sociais, culturais e assistenciais. São oferecidas 30 vagas para estudantes das ciências da saúde.

O curso acontece nos dias 3, 4, 5, 10 e 11 de agosto, das 9h às 17h, no pavilhão de aulas da Escola de Enfermagem Anna Nery (Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova). Os interessados devem se inscrever através do e-mail leppa.dstaids@gmail.com.


30 de julho

Simpósio Carioca de Feridas

Nos dias 5 e 6 de agosto ocorre o Simpósio Carioca de Feridas no Centro de Estudos do Hospital dos Servidores do Estado no Rio de Janeiro.O evento tem como principal objetivo o conhecimento e aprimoramento para a prática na prevenção e tratamento de feridas. Para isso, aborda em sua programação problemas recorrentes, como úlceras e feridas de pele. Além disso, conta com a presença do profissional português, Carlos Manuel Barroso Mateus. 

O Hospital dos Servidores do Estado fica na Rua Sacadura Cabral, 178. Programação, inscrição e mais informações através do site: http://www.sobenfee.org.br.


5 de agosto

Congressos brasileiros na área de saúde

Nos dias 5, 6 e 7 de agosto ocorre o II Congresso Brasileiro sobre segurança no sistema de saúde e o III Congresso Brasileiro sobre eventos adversos em medicina no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) localizado na rua Visconde Silva, 52 – Botafogo. Inscrições, programação, palestrantes e outras informações através do site: http://www.safety2010.com.br/ ou pelo telefone: (21) 2215-4476.


6 de agotso

5ª Jornada Jurídica de Saúde Suplementar  

 

Dia 06 de agosto ocorre a V Jornada Jurídica de Saúde Suplementar na cidade de São Paulo/SP. O evento tem como objetivo esclarecer sobre as recentes decisões da Agência Nacional de Saúde (ANS) e seus impactos jurídicos. O encontro, direcionado a administradores, advogados, contadores e outros profissionais da área de gestão em saúde, conta com palestras de profissionais na área de consultoria em saúde e representantes de diversas operadoras de planos de saúde. Os interessados podem se inscrever e consultar outras infromações através do telefone (11) 3289- 7511 – Falar com Fabiana.


6 de agosto

Inscrições para palestra ”Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uma visão teórica e prática"

Dia 7 de agosto a Universidade Potiguar (UnP) promove a palestra ”Aproveitamento Integral dos Alimentos: Uma visão teórica e prática" com Luciana Sales, especialista em vigilância sanitária pela FIOCRUZ e mestre em nutrição humana pela UFRJ.

A apresentação ocorre na sala S02 do Laboratório de Técnica Dietética do campus Salgado Filho da universidade, que fica na Avenida Senador Salgado Filho, nº 1610, Lagoa Nova, Natal/RN.

As inscrições podem ser feitas até dia 6 de agosto pelo e-mail nutricao@unp.br ou iedacalife@unp.br. Mais informações através dos telefones (84) 3215-1208 ou 8864-7003.


Até 9 de agosto

Curso preparatório para dentistas na Uerj

 

Até o dia 09 de agosto estão abertas as inscrições do curso preparatório para Concursos em Odontologia, realizado pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Focado em proporcionar estratégias de ensino e treinamento para que cirurgiões dentistas e acadêmicos alcancem a aprovação em concursos públicos, seu programa inclui: Anatomia, Anestesiologia, Biossegurança, Cirurgia, Dentística, Endodontia, Farmacologia, Língua Portuguesa, Odontologia Social e Cariologia, Odontopediatria, Ortodontia, Patologia e Diagnóstico Oral, Periodontia, Prótese, Oclusão e Radiologia.

O curso, que será  realizado aos sábados, de 14 de agosto de 2010 a 21 de janeiro de 2011, das 8h às 17h. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Centro de Produção da Uerj. Para mais informações envie e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone para (21) 2334-0639.


9 de Agosto

Políticas de direito da mulher e de combate à violência

Dia 9 de agosto às 13h30 a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, promove uma Audiência Pública para Políticas que garantam o direito da mulher e de combate à violência.

A audiência conta com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcea Freire da presidente da comissão, deputada Inês Pandeló.

A reunião ocorre no Plenário da Câmara Municipal de Campos de Goytacazes que fica na Rua Dr. Alberto Torres, nº 334, Centro – Campos dos Goytacazes.



9 de agosto

Palestra sobre controle do peso

Dia 09 de agosto, às 20h30, o endocrinologista João Régis, do Programa de Obesidade da UFRJ, ministra a palestra “Mecanismos Envolvidos no Controle do Peso Corporal” no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro. 

Além de métodos para controle do peso, o evento aborda assuntos relevantes sobre o tema, como estudos, estatísticas e informações sobre a gravidade da obesidade, principalmente no Brasil, onde o problema pode ser tão alarmante quanto a desnutrição. 

A palestra ocorre no Espaço Stella Torreão, localizado na Rua Fonte de Saudade, nº 146, Lagoa – Rio de Janeiro. 

Os interessados em participar do evento podem consultar informações através do telefone (21) 2579-3138 ou no site do Espaço.  


10 de agosto

3º Congresso Brasileiro de Gastronomia e 1º Simpósio Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Ocorre, entre os dias 10 e 13 de agosto, o 3º Congresso Brasileiro de Gastronomia junto ao 1º Simpósio Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, organizado pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília e pela Secretaria Executiva da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Distrito Federal (sbCTA-DF). 

O evento oferece palestras com profissionais de todo país como Celso Moretti, da Universidade de Brasília e Edison de Souza, do Instituto de Botânica de São Paulo. Além disso, conta com minicursos e exposições de trabalhos relacionados ao tema de alimentação e gastronomia.  

O tema desta edição é “Alimentos: da alquimia à ciência” e tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos e o fortalecimento das relações entre a comunidade científica, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas relacionadas à alimentação. 

O Congresso ocorre no Edifício Sede da Embrapa que fica no Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) - Brasília, Distrito Federal.

No site do Congresso você encontra tudo sobre inscrições, programações e minicursos e outras informações. 


Até 11 de agosto

Inscrições para o curso Psicanálise com idosos na Uerj


Desde sua fundação, a psicanálise não determina tipos gerais, cada caso é entendido em sua absoluta singularidade. O universo da clínica com idosos é desconhecido para os analistas mais jovens. O idoso de hoje está se transformando rapidamente em consequência das demandas da sociedade pós-moderna.  

Por isso, o Instituto de Psicologia da Uerj realizará o curso Psicanálise com Idosos, voltado para psicólogos, médicos e futuros profissionais dessas áreas, que se interessem pela prática psicanalítica com idosos.  

O curso será  realizado às quintas-feiras, de 19 de agosto a 02 de dezembro de 2010, das 18h30 às 21h. O valor é de quatro parcelas de R$ 180,00.  

As inscrições podem ser feitas na Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, bloco E, no Maracanã, até o dia 11 de agosto. Para mais informações, acesse a página do Centro de Produção, envie um e-mail para ou telefone para (21) 2334-0639.


12 de agosto

I Simpósio de Fonoaudiologia dos Hospitais


São Camilo de São Paulo 

O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital São Camilo de São Paulopromove no dia 12 de agosto o I Simpósio de Fonoaudiologia dos Hospitais São Camilo de São Paulo. O evento conta com palestras de diversos profissionais da área de saúde, dentre eles fonoaudiólogos e médicos. 

Na programação do simpósio, temas como disfagia mecânica, gestão em fonoaudiologia e prótese auditiva infantil ganham destaque na discussão de tópicos relacionados ao tema. Mais informações, inscrições e a programação completa através do telefone: (11) 3677-4405 ou (11) 3677-4451. 

O I Simpósio de Fonoaudiologia dos Hospitais São Camilo de São Paulo ocorre na Rua Tavares Bastos, 573, Pompéia São Paulo – SP, Auditório do 2º subsolo – Bloco III. 


18 de Agosto

I Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental

O Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ, em conjunto com o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, promove, nos dias 18 e 19 de agosto, o I Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental. O evento conta com representantes de diversas áreas do conhecimento, tais como Música, Cinema, Literatura, Teatro e Artes Plásticas. Na programação, estão previstas as apresentações dos grupos musicais Cancioneiros do Ipub e Tá pirado, pirando, pirou, compostos por pacientes do Instituto de Psiquiatria.  

O I Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental acontece das 9h às 17h, no Auditório Leme Lopes do Ipub-UFRJ, que fica no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Venceslau Braz, 71, fundos, 2º  andar.


24 de agosto

Aspectos psicológicos do desenvolvimento infantil

O Instituto de Psicologia da Uerj realiza no período de 24 de agosto a 14 de dezembro o curso Aspectos Psicológicos do Desenvolvimento Infantil de 0 a 10 anos, com o intuito de atualizar os conhecimentos de profissionais e alunos das áreas de Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia e Pedagogia. As aulas abordam questões relativas ao desenvolvimento psicológico infantil e ao estudo de psicopatologias da infância, a partir do conhecimento atualizado do desenvolvimento normal da criança e do pré-pubere. 

O curso ocorre às  terças-feiras, das 08h30 às 13h. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto, na Rua São Francisco Xavier, 524, bloco A, sala 1006. 

Para mais informações, acesse www.cepuerj.uerj.br, envie um e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone para (21) 2334-0639.