• Edição 228
  • 12 de agosto de 2010

Agenda

 

Doe sangue, salve vidas!

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) precisa urgentemente de doadores de sangue. O banco de sangue está praticamente vazio e o Hospital muitas vezes é obrigado a recorrer a bancos de outros hospitais, que também passam pela mesma dificuldade.

Para doar basta se apresentar à portaria do Hospital com carteira de identidade ou qualquer documento com foto. O doador deve ter entre 18 e 60 anos, pesar 50kg ou mais e gozar de boa condição de saúde. Não é aconselhável estar em jejum, mas recomenda-se que o doador consuma alimentos leves e evite gorduras, derivados de leite e álcool por, pelo menos, 12 horas antes da doação.

Os locais de doação no Rio de Janeiro são: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ (Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 – Cidade Universitária); Hospital Universitário Graffree e Guinle (Rua Mariz e Barros, 775 – Tijuca); Hospital Mário Kroeff - Associação Brasileira de Assistência ao Câncer (Rua Magé, 326 - Penha Circular); Instituto Nacional de Câncer – INCA, Hospital do Câncer I   (Praça Cruz Vermelha, 23 - Centro - Rio de Janeiro); Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer II   (Rua Equador, 831 - Santo Cristo); Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer III   (Rua Visconde de Santa Isabel, 274 - Vila Isabel); Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ (Avenida 28 de setembro, 77 - Vila Isabel); Instituto de Hematologia do RJ - Hospital de Hematologia - Hemorio (Rua Frei Caneca, 8 - Centro - Rio de Janeiro). 


13 de agosto

III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação

Nos dias 13, 14 e 15 de agosto ocorre o III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação na UniFMU em São Paulo. O evento conta com profissionais de universidades de todo o Brasil, dentre elas Unicamp, USP, Unesp e UFRJ, representada pela fonoaudióloga Renata Mousinho, do ambulatório de Transtornos da Língua Escrita da Faculdade de Medicina (FM/UFRJ), que é referência nacional para prevenção, diagnóstico e tratamento de transtornos de aprendizagem. 

Os temas tratados buscam discutir e esclarecer questões acerca de transtornos de aprendizagem, como disgrafia, dislexia, por exemplo. Informações sobre a programação do evento e inscrições estão disponíveis através dos telefones: (11) 4242-2595 ou (11) 9547-1579. A UniFMU fica na Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição― São Paulo – SP.


18 de agosto

I Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ promove, durante os dias 18 e 19 de agosto, o “I Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental”, no campus da Praia Vermelha. O evento tem como objetivo promover a cultura como importante instrumento terapêutico e de integração social no tratamento de pacientes com transtornos mentais. 

Para isso, mesas-redondas, palestras, oficinas e exposição compõem o encontro na tentativa de debater a participação da arte e da cultura na construção da saúde mental. Dentre os palestrantes estão cineastas, psicanalistas, psiquiatras, diretores de teatro, músicos, artistas e jornalistas, como Arnaldo Bloch do Jornal O Globo.

Além disso, durante o fórum, as obras do artista Josinaldo Lima sobre Sexualidade estarão em exposição no hall do auditório.


23 de agotso

Palestra sobre PET/CT no câncer de mama

 

Dia 23 de agosto ocorre em São Paulo a palestra "PET-CT no câncer de mama: o ponto de vista do oncologista e do médico nuclear". O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN), tem como principal objetivo definir a visão de médicos oncologistas e nucleares diante da utilização de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) e Tomografia Computadorizada (CT) no diagnóstico de câncer de mama. 

Além disso, o evento conta com a presença dos palestrantes Mariana Ferraz, médica do Setor de Medicina Nuclear e PET-CT do Hospital Sírio Libanês (SP), e doutor Max S. Mano, médico oncologista do Hospital Sírio Libanês e professor adjunto de oncologia da USP. 

A palestra é  ministrada no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, que fica na Alameda Santos, 85, Cerqueira César – São Paulo. Inscrições e informações através do site www.sbbbmn.org.br


23 de agosto

Curso internacional sobre saúde e sociedade

Ocorre entre os dias 23 e 27 de agosto o curso “Saúde e sociedade: dimensões sociais da Saúde”, ministrado pelo doutor Michel Perreault. As aulas oferecidas tratam das dimensões políticas e sociais da Saúde segundo as principais teorias e conceitos da sociologia da saúde e da doença.

Os temas abordados são “Inscrição dos cuidados de saúde nas relações sociais”, “Influência dos cuidados de saúde nas relações sociais” e “Produção social dos cuidados de saúde”, divididos em subtemas. Ao final do curso, os alunos fazem uma avaliação composta por duas apresentações e um texto crítico.

As aulas ocorrem sempre das 14h às 17h, no auditório do Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa), localizado na Avenida Presidente Vargas, 2863, Cidade Nova – Rio de Janeiro.  


24 de agosto

Aspectos psicológicos do desenvolvimento infantil

 

O Instituto de Psicologia da Uerj realiza no período de 24 de agosto a 14 de dezembro o curso Aspectos Psicológicos do Desenvolvimento Infantil de 0 a 10 anos, com o intuito de atualizar os conhecimentos de profissionais e alunos das áreas de Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia e Pedagogia.  

As aulas abordam questões relativas ao desenvolvimento psicológico infantil e ao estudo de psicopatologias da infância, a partir do conhecimento atualizado do desenvolvimento normal da criança e do pré-pubere. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto, na Rua São Francisco Xavier, 524, bloco A, sala 1006. Para mais informações, acesse www.cepuerj.uerj.br, envie um e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone para (21) 2334-0639.