• Edição 234
  • 23 de setembro de 2010

Microscópio

Simpósio Internacional de Microbiologia e Imunologia em comemoração aos 60 anos do IMPPG


Jamille Ribeiro

O Instituto de Microbiologia Paulo Góes (IMPPG) comemora seus 60 anos com uma série e eventos especiais. A parte mais solene das comemorações acontece nos dias 28 e 29 de setembro, quando acontecerão homenagens às pessoas importantes que fizeram parte da história do IMPG. Nos dias 30 de setembro e 1° de outubro acontece o Simpósio Internacional de Microbiologia e Imunologia, coordenado pela diretora do IMPPG, Agnes Marie Sá Figueiredo. 

Sobre a relevância do Instituto, a diretora ressalta o papel no desenvolvimento do conhecimento microbiológico no Brasil: ''O Instituto foi um dos primeiros cursos de pós-graduação na área de Microbiologia, o primeiro em doutorado no país e ainda é o único com graduação em Ciências Biológicas na modalidade Microbiologia e Imunologia''. Para a diretora, o pioneirismo do IMPPG e sua vasta produção científica potencializam sua importância no Brasil e no mundo. ''O impacto multiplicador do Instituto foi grande, de forma que muitos profissionais espalhados pelo país são formados aqui. Sem falar da produção científica considerável da instituição. Alguns professores têm impacto internacional, fazem intercâmbios científicos, publicam artigos para livros de circulação internacional. O legado do Instituto é inegável'', declara Agnes Marie Sá Figueiredo. 

A Microbiologia tem um crescimento contínuo e é difícil apontar uma área que não desperte interesse, mas a diretora acredita que algumas podem ser destacadas: ''A Virologia desperta atenção por causa dos vários tipos de influenza que tem surgido, além da questão do HIV e dos os vírus emergentes. Na área de Microbiologia Médica, a questão das infecções hospitalares por bactérias resistentes, que tem matado milhares de pessoas ao redor do mundo, também ocupa um lugar de destaque. Além dessas, há a Microbiologia Ambiental, a Industrial e a Tecnológica, que também são áreas muito promissoras. Com relação a Imunologia, o crescimento é significativo por estar relacionado à produção de vacinas, o que sempre foi um assunto muito discutido”, explicou. 

O Simpósio Internacional de Microbiologia e Imunologia englobará palestras sobre temas atuais e de destaque no âmbito das ciências microbianas. Dentre os assuntos polêmicos, Agnes Figueiredo cita a palestra que será ministrada pelo doutor Artuto Casadevall, do Departamento de Microbiologia e Imunologia da faculdade de medicina Albert Einstein, nos EUA. A palestra questiona a origem da virulência microbiana, o porquê de um patógeno ser capaz de causar doenças e outro não, e se existe um mecanismo chave de patogenicidade. A diretora do Instituto diz que as expectativas para o simpósio são as melhores possíveis: '' Há um mês já estávamos com as 400 vagas encerradas. Os pesquisadores que estão vindo são renomados em seus países e acreditamos que o evento já é um sucesso.'' O Simpósio Internacional de Microbiologia e Imunologia será realizado no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Rio de Janeiro.