• Edição 237
  • 14 de outubro de 2010

Microscópio

O papel da Universidade na saúde, educação e meio ambiente


Stephanie Tondo

Entende-se como necessidade básica do indivíduo o acesso à educação e saúde. Assim, tendo em vista o fortalecimento do compromisso social da Universidade, bem como a reflexão sobre a criação e implementação de programas educativos e práticas pedagógicas voltadas para os problemas de saúde que atingem grupos e pessoas em situação de risco e maior vulnerabilidade social, o Centro de Ciências da Saúde da UFRJ realiza o “Encontro Saúde e Educação para a Cidadania”.  

De acordo com a Comissão Organizadora do evento, reflexões acerca de medidas a serem tomadas em prol da saúde e educação são facilitadas através da aproximação da Universidade com organizações públicas e privadas. É de extrema importância, portanto, o apoio da Fundação Universitária José Bonifácio, do Banco do Brasil e das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. 

Este ano, o Encontro aborda o tema “O cotidiano escolar - as múltiplas formas de narrar a escola”. O objetivo é tratar da Educação Básica Pública e do papel da Universidade na luta por uma política de educação mais transdisciplinar e múltipla, que atenda às necessidades locais das diversas realidades brasileiras. 

O “Encontro Saúde e Educação para a Cidadania” ocorre no dia 15 de outubro, das 8h30 às 16h30, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão). A programação está disponível no endereço eletrônico http://www.ccs.ufrj.br/saudeeducacaocidadania/programacao.php.