• Edição 239
  • 28 de outubro de 2010

Cidade Universitária

Centro de Referência das Mulheres inaugura em novembro

Sidney Coutinho  

A Cidade Universitária da UFRJ vai contar com um Centro de Referência das Mulheres (CRM). A unidade funcionará em prédio de dois andares próximo à Prefeitura e será inaugurada no dia 25 de novembro, “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”. O CRM só entrará em pleno funcionamento, no entanto, a partir de janeiro do próximo ano. 

Após a inauguração, haverá um período de treinamento e especialização da equipe de estudantes e profissionais que trabalharão no local, com cursos específicos em Direitos Humanos e conhecimento da legislação de amparo às mulheres. Segundo a Coordenadora da unidade, Eliana Moura, o CRM será um espaço de extensão universitária onde os alunos serão preparados para atender às mulheres. 

Iniciativa do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), o centro de referência terá caráter interdisciplinar através da atuação conjunta de diversas unidades da UFRJ — Escola de Serviço Social (ESS), Faculdade de Direito (FD), Instituto de Psicologia (IP), Escola de Comunicação (ECO), Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), Horto Universitário, Escola de Belas Artes (EBA), Faculdade de Educação (FE) e Faculdade de Letras (FL). 

O CRM terá auditórios, salas de cinema, teatro, exposições, literatura, oficinas de dança, cerâmica, brinquedoteca para crianças entre outros espaços. A unidade prestará atendimentos social, psicológico e jurídico, bem como terá oficinas de culinária, artesanato e demais atividades culturais, voltadas para mulheres da localidade, em especial vítimas de violência doméstica. Para atuar em sintonia com o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM-CR) contará com transporte exclusivo e gratuito, facilitando o deslocamento entre frequentadoras dos dois polos.