• Edição 239
  • 28 de outubro de 2010

Agenda

29 de outubro

Palestra de ecologia no IB


Acontece na próxima sexta, dia 29, no auditório Maria Teresa do Instituto de Biologia da UFRJ, uma palestra com o Dr. Thomas Püttker , egresso da Universidade de Hamburgo na Alemanha e que atualmente é do departamento de zoologia da Universidade de São Paulo. Püttker tem grande prestígio no meio e já escreveu para revistas como Conservation Genetics, Molecular Ecology Resources e Ecological Research, o tema de sua palestra será “Efeitos da quantidade de habitat na paisagem sobre mecanismos demográficos em pequenos mamíferos na Mata Atlântica”.

A palestra terá início ao meio dia e o auditório Maria Teresa fica no bloco A do Instituto de Biologia, segundo andar, sala-055, Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária - RJ.


Até 29 de outubro

Inscrições para IV Encontro Intensivo de Dermatoscopia


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) promove, dia 05 de novembro, o “IV Encontro Intensivo de Dermatoscopia”. O evento, direcionado a médicos e profissionais da área de saúde, oferece palestras sobre diversos temas, além de promover teste sobre os conhecimentos dos participantes sobre o assunto ao final do encontro.

As inscrições vão até o dia 29 de outubro ou enquanto houver vagas. Mais informações através do site do Inca: http://www.inca.gov.br.

O Instituto Nacional do Câncer fica na Praça da Cruz Vermelha, 23, Centro do Rio de Janeiro. 


Até  30 de outubro

VII Curso Teórico Prático de Cirurgia Otológica da UFRJ 


Continua até o dia 30 de outubro, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) recebe o “VII Curso Teórico Prático de Cirurgia Otológica da UFRJ”. 
 
O curso, coordenado pelo professor Shiro Tomita, tem como principal objetivo a discussão de elementos teóricos fundamentais com atividade prática na área de cirurgia otológica. Além disso, o evento oferece palestras com profissionais de diversos países. 
 
Mais informações através do site: http://www.otoscience.com.br/.  


30 de outubro

VIII Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas 


Entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, ocorre no estado do Espírito Santo, o “VIII Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas”.

O evento, que este ano aborda o tema “Reabilitação e Restauração dos Biomas Brasileiros”, conta com palestras, debates, mesas redondas e apresentação de trabalhos, além de mini-cursos, workshops e visitas técnicas. 

Mais informações através do site da Sociedade Brasileira de Áreas Degradadas (Sobrade): http://www.sobrade.com.br/.  


Até 30 Novembro

Transporte Interno


Após a realização de cinco audiências públicas em busca de sugestões que aprimorem os critérios para a licitação do sistema de transporte interno por ônibus na UFRJ, a Prefeitura Universitária decidiu colocar disponível um e-mail para receber novas contribuições dos interessados. Quem quiser opinar sobre temas como segurança, itinerário, pontualidade e limpeza da frota de ônibus. Basta escrever para transporte@pu.ufrj.br. As sugestões devem ser encaminhadas até o dia 30 de novembro. 


Novembro

Curso lato sensu em Neurociências no IPUB


O Instituto de Psiquiatria (Ipub/UFRJ oferece o curso de especialização lato sensu em Neurociências aplicada nas áreas de Aprendizagem, Longevidade e Reabilitação. A abertura da nova turma está prevista para novembro de 2010 e tem duração de 18 meses. O curso ocorre quinzenalmente aos sábados das 8h30 às 17h, no Ipub/UFRJ.

Para realizar a inscrição é necessário levar a ficha de inscrição preenchida, uma fotocópia autenticada do diploma de graduação, uma fotocópia da carteira de identidade, três fotografias 3X4 recentes com nome no verso e o Curriculum Vitae resumido.

Mais informações, através do telefone (21) 3873-5528 ou do e-mail neurociências@ufrj.br.


03 de novembro

III Encontro da Rede Iberoamericana em Hitória da Psiquiatria


Na próxima semana ocorre o “III Encontro da Rede Iberoamericana em História da Psiquiatria”, que conta com conferências e mesas-redondas, pretende reunir cerca de 80 pessoas, entre pesquisadores, professores, alunos de graduação, pós-graduação, profissionais e formuladores de políticas institucionais interessados na História da psiquiatria.

O evento é realizado com apoio da Faperj, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e do Centro de Ciencias Humanas y Sociales do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas e é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Red Iberoamericana de Historia de la Psiquiatria.

O Encontro ocorre de 3 a 5 de novembro na Fiocruz, Avenida Brasil, 4365, Manguinhos.


04 de novembro

Posse do diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ 


No próximo dia 4 de novembro, o professor Alexandre Brasil Carvalho de Fonseca toma posse como novo diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes).

A cerimônia ocorre a partir das 15 horas, no auditório Hélio Fraga, no prédio do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS).

O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. 


04 de novembro

Inscrições para mestrado e doutorado na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ

Entre os dias 04 a 09 de novembro, a Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ (EEAN) recebe inscrições para seleção no curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação da unidade.

Os interessados devem comparecer à Secretaria Acadêmica da Pós-graduação da Escola, munidos dos documentos necessários para a inscrição.

O edital do processo seletivo está disponível na página da Pós-Graduação do site do Centro de Ciências da Saúde: http://www.ccs.ufrj.br


05 de novembro

Inauguração do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor  


O campus da Cidade Universitária recebe, na próxima sexta-feira (05/11), a unidade do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), com capacidade para atender, inicialmente, 12 mil funcionários públicos. No local, serão oferecidas ações e atividades de prevenção, promoção e acompanhamento da saúde, perícia oficial e assistência à saúde. Tais ações fazem parte da Política Nacional de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal.

É possível realizar exames periódicos obrigatórios no local, no entanto, os servidores que apresentarem algum tipo de doença que não esteja relacionada a acidente de trabalho ou tenha sido provocada pelas atividades exercidas, deverão ser encaminhados para o SUS ou plano de saúde próprio.


06 de novembro

Inscrições para VII Seminário de Dança foram prorrogadas


O Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos realiza em dezembro o “VII Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ”. As inscrições para apresentações de trabalhos relacionados à dança e artes corporais foram prorrogadas até o dia 6 de novembro e devem ser feitas através do endereço eletrônico www.seminariodancaufrj.com.br.

Este ano, o encontro tem como tema “Poéticas em cena: fluxos e diálogos”. Podem participar alunos, professores e funcionários de diversas áreas de conhecimento.

O Seminário ocorre dia 6 de dezembro, às 18h, e entre os dias 7 e 10 de dezembro, entre 14h e 21h, na Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária.

 


08 de novembro

Debate sobre "Violência, Educação e Contemporaneidade" 

O Laboratório do Imaginário Social e Educação (Lise), vinculado à Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, promove, no dia 8 de novembro, às 18h30, no auditório Manoel Maurício de Albuquerque do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFCH), a mesa-redonda com o tema "Violência, Educação e Contemporaneidade".

O evento conta com a participação dos professores Silvia Pimenta, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rosa Pedro, do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, Paulo Vaz, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, e Aline Monteiro, da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. A organizadora Nyrma Azevedo, doutora em Educação pela UFRJ, explica que o encontro pretende propor “uma reflexão sobre os impactos, pontos de contato e determinações no cenário educacional".

O Auditório Professor Manoel Maurício da Albuquerque está localizado no prédio do CFCH, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca. 


08 de novembro

Inauguração do Laboratório de Educação a Distância em Saúde Coletiva


O ministro da Saúde,  José Gomes Temporão inaugura o Laboratório de Educação a Distância em Saúde Coletiva (Labead/Iesc) e fará uma apresentação acerca das propostas e políticas do Ministério na área.  A iniciativa consolida a parceria entre o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ e o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) a partir da estratégia da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) – Brasil.

O Laboratório de Educação a Distância em Saúde Coletiva no Iesc  (Labead/Iesc) tem como objetivo desenvolver e incorporar tecnologias e estratégias educacionais, para qualificação de recursos humanos em Saúde Coletiva, utilizando o modelo de EAD, estabelecendo convênios de cooperação técnica para desenvolvimento e oferta de cursos para órgãos municipais, estaduais e federais dentro do Sistema Único de Saúde.

A solenidade acontece no dia 08 de novembro de 2010, segunda-feira, às 10h30, no Auditório Nobre do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ, localizado na Praça Jorge Machado Moreira - Próximo à Prefeitura Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.