• Edição 242
  • 18 de novembro de 2010

Agenda

19 de novembro

I Encontro de Extensão do ICB


Nesta sexta-feira (19/11), ocorre o “I Encontro de Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas” (ICB/UFRJ), que tem como objetivo divulgar e promover a integração das atividades de extensão desenvolvidas no Instituto. O evento reúne coordenadores, professores, alunos e bolsistas e conta com apresentações, exposições de pôsteres e a mesa redonda “Extensão na UFRJ: conquistas e desafios.

O Encontro acontece na Casa da Ciência, localizada na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo – Rio de Janeiro.  

 


21 de novembro

Mutirão no Parque Nacional da Tijuca


No próximo dia 21 de novembro, ocorre o “70º Mutirão do Parque Nacional da Tijuca” com o apoio dos Amigos do Parque, Deuter, Appai, RioEco e Trilhas do Rio de Janeiro.

O trabalho será realizado na Represa dos Ciganos, local muito impactado por descarte indevido de lixo e resíduos, além do crescimento desordenado de algumas espécies exóticas. Os voluntários ajudarão na limpeza do local e no manejo da flora.

Os interessados devem se encontrar em Jacarepaguá, no final da Estrada Grajaú-Jacarepaguá, em frente ao Hospital Cardoso Fontes, a partir das 9 horas.

Mais informações através do telefone do Parque Nacional da Tijuca: (21) 2942-2253. 


22 de novembro

VIII Encontro de Nutrição na Maternidade-Escola da UFRJ


A Maternidade-Escola da UFRJ promove nos dias 22 e 23 e novembro o VIII ENCONUT, evento que reúne professores, alunos e profissionais da área da Nutrição e conta com palestras e mesas-redondas sobre o assunto.  

O Encontro ocorre no Auditório Nobre da Maternidade-Escola, Rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras – Rio de Janeiro. Mais informações através do telefone 2285-7935. 


23 de novembro

III Encontro com Mestres Populares na UFRJ


Entre os dias 23 e 26 de novembro a Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ) promove o “III Encontro com Mestres Populares na UFRJ”.

O evento promove oficinas, debates e trocas de experiências com Mestres Populares de grupos tradicionais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da Escola de Educação Física.

Mais informações pelos telefones: (21) 2562-6821 ou (21) 82832800.

A EEFD fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. 


23 de novembro

I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal


De 23 a 26 de novembro a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe o “I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal”.

O evento, direcionado a estudantes e profissionais da área de saúde e enfermagem, é  promovido pela Faculdade de Enfermagem da Uerj e tem o apoio das universidades públicas do Rio e Niterói, além de órgãos públicos.

Os participantes do “I CoBENeo” compartilham cursos e oficinas, além de mesas redondas, reuniões e apresentação de trabalhos. O tema deste ano será: “Qualificação dos Profissionais de Enfermagem para a Redução da Mortalidade Neonatal: Estratégias para o Cuidar nos Diferentes Níveis de Atenção”.

O “I CoBENeo” ocorre no Teatro Odylo Costa Filho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que fica na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã – Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2587-6335. 

Mais informações você encontra no site do evento.


26 de novembro

Seminário no Programa de Pós-graduação em Ecologia na UFRJ


No próximo dia 26 de novembro o Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFRJ (PPGE) promove o seminário “Modelagem preditiva de distribuição de espécies: aplicações em biodiversidade”.

O evento será  ministrado a partir das 12 horas pela doutora Marinez Ferreira de Siqueira, do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro e ocorre na sala A1-06 da Pós-graduação em Ecologia, no prédio do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Mais informações você encontra através do telefone: (21) 2562-6320 ou através do site do Programa.


23 de novembro

Workshop internacional sobre microscopia


Na próxima semana ocorre o workshop "Recent Advances and Applications in Multidimensional Confocal Microscopy", promovido pelo Programa de Ciências Morfológicas (PCM), do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, em parceria com a Leica Microsystems.

O evento conta com palestrantes nacionais e internacionais e tem como objetivo abordar tanto a teoria quanto a prática no que concerne à microscopia multidimensional e confocal.  

As atividades ocorrem entre os dias 23 e 25 de novembro, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), subsolo do bloco K, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária.  


23 de novembro

Antropologia da Saúde


O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (Iesc/UFRJ) realiza, no dia 24 de novembro, o seminário “Antropologia da Saúde: perspectivas nacionais e internacionais”.  O evento contará com as participações de Francine Saillant, professora titular do departamento de Antropologia da Universidade de Laval, no Canadá, e de Jaqueline Ferreira, professora adjunta da área de Ciências Sociais e Humanas do Iesc. 

As palestras ocorrerão a partir das 10h, no auditório do Iesc, que fica na Praça Jorge Machado Moreira, próximo à Prefeitura Universitária.


24 de novembro

IV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes/UFRJ

O Programa de Pós-graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes/UFRJ) promove no dia 24 palestra com a professora Mabel Gracia Arnaiz (Universidade Rovira i Virgili – Espanha) sob o título “Alimentación, salud y cultura: ¿La obesidad como problema social?”.

A palestra, aberta a comunidade, faz parte do “IV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes” realizado com o objetivo de promover debates sobre a pesquisa no campo da Educação em Ciências e Saúde.

O evento acontece às 14h na sala A1-047 (Salão Azul – IB) no Centro de Ciências da Saúde - CCS - Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. 


25 de novembro

Reunião sobre Novas normas da Anvisa para Medicina Nuclear

No próximo dia 25 de Novembro, a Sociedade Brasileira Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN) promove na cidade de São Paulo uma reunião de atualização científica sobre as “Novas normas da Anvisa para Medicina Nuclear: sala quente e controle de radiofármacos”.

O evento ocorre a partir das 20 horas no hotel Hampton Park Residence e conta com a presença de diversos profissionais das áreas de pesquisa, saúde e medicina nuclear.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da Sociedade.

O Hotel Hampton Park Residence fica na Alameda Campinas, 1213, Jardim Paulista, São Paulo – SP.


24 de novembro

Simpósio Reabilitação Locomotora

Acontece nos dias 25 e 26 de novembro o “Simpósio de reabilitação neurolocomotora” apoiado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), a Pós-graduação em Ciências Morfológicas (PCM), o Programa de Pesquisa em Neurociência Básico-Clínica (PNBC), e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O evento ocorre no novo auditório da Coppetec, no campus da Cidade Universitária. 

O público-alvo é formado por profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, e curiosos das áreas de ciências biológicas, medicina, bioquímica, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, sociologia, educação, saúde pública, engenharia, computação, biofísica, antropólogia e afins. 

O objetivo do simpósio é  providenciar aos participantes uma oportunidade única de conhecer os novos conceitos em biociências translacionais, arte-terapia, neuroimagem, tecnologia assistiva, políticas públicas de saúde, educação, e discutir as aplicações práticas destes conhecimentos na reabilitação dos pacientes. 

Tendo em vista a relevância e abrangência desta área pluridisciplinar, foram convidados 20 conferencistas: cientistas, agentes de saúde e representantes da sociedade que trabalham pela reabilitação e direitos dos deficientes físicos.

Mais informações em www.reabilitarte.org/eventos.


30 de novembro

Inscrições para mestrado profissional na Universidade Federal Fluminense

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) recebe inscrições para Mestrado Profissional na área de concentração “Processos de Cuidar em enfermagem” até o dia 30 de novembro.

O objetivo do curso é desenvolver estudos relacionados à aplicação do processo de enfermagem nos diversos cenários de prática e na gestão entre enfermagem, saúde e políticas públicas.

São oferecidas 26 vagas, sendo uma direcionada a candidatos estrangeiros. O período de seleção vai de 06 a 14 de dezembro e o resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 15 de dezembro.  

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem da UFF, localizada na Rua Dr. Celestino, 74, 6º andar, Niterói – RJ.

Mais informações você encontra nos telefones (21) 2629-9484, 2629-9494 ou 2629-9482.