• Edição 243
  • 25 de novembro de 2010

Cidade Universitária

Cidade Universitária receberá novos abrigos

Sidney Coutinho

A Prefeitura da Cidade Universitária inicia o mês de dezembro com um presente aos usuários de transporte público. Seis novos abrigos de ônibus serão instalados nas cercanias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Confeccionados em aço e vidro, eles ficarão em locais que atualmente são desprovidos de qualquer tipo de proteção para as pessoas.

Na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, entre os prédios do HUCFF e o do bloco A do Centro de Ciências da Saúde (CCS) haverá quatro novos equipamentos, sendo que dois deles instalados lado a lado para dobrar a capacidade em um único ponto. Outro abrigo ficará na Avenida Carlos Chagas Filho, bem em frente à Praça Edson Abdalla Saad. Próximo à Prefeitura Universitária, ficará o sexto abrigo. Com a implosão parcial do prédio do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, alguns dos abrigos serão cercados por tapumes e telas especiais para não sofrer danos.

De acordo com o vice-prefeito, Ivan Carmo, entre os critérios que nortearam a escolha dos pontos de instalação dois tiveram maior peso. “Os abrigos virão para somar com os já existentes. Assim, priorizamos os locais onde sempre houve movimento, mas jamais houve alguma proteção. A preferência foi por locais de grande utilização e nenhuma cobertura”, afirmou o vice-prefeito.

Os abrigos têm três metros de comprimento, dois de avanço e de altura 2,30m. Embora sejam dotados de nichos específicos para iluminação própria, eles aproveitarão a que abrange toda a área pública para, segundo o vice-prefeito, não ficar a mercê de atos de vandalismo. “O teto é translúcido e haverá sempre um foco direcionado para o abrigo”, explicou Ivan Carmo.

Os novos equipamentos seguirão o padrão policromático adotado para a Cidade Universitária: verde (área entre a Prefeitura e o alojamento), azul (área central entre o Cenpes e Centro de Tecnologia) e Laranja (área da no entorno da reitoria). “Estamos nos preparando para colocar no equipamento informações sobre o sistema de transporte da Cidade Universitária, como itinerário e horário de circulação dos veículos. Todos os abrigos também contarão com cestas de lixo e um banco para repouso”, revelou Ivan Carmo, acrescentando que cada um deles receberá um nome para facilitar a identificação da parada de ônibus.