• Edição 244
  • 02 de dezembro de 2010

Microscópio

Médicos da UFRJ lançam livro sobre gestação e amamentação


Michelly Rosa

Com a correria do mundo atual, muitas mulheres sofrem com a falta de tempo para a preparação do período de gestação e aleitamento. Há pouca ou nenhuma troca de experiência entre gestantes e outras formas de informação.

Por causa disso, os médicos da UFRJ Tomaz Pinheiro e Marcus Renato de Carvalho lançam, junto com a psicóloga perinatal Vitória Pamplona, o livro Da Gravidez à amamentação, que traz informações e sugestões sobre como se preparar para o período de gravidez e lactação.

O livro une especialidades distintas com o objetivo de criar uma interseção entre o trabalho do pediatra, do obstetra e do psicólogo, além de oferecer depoimentos de grávidas e seus parceiros.

De acordo com Marcus Renato, médico pediatra do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), a obra traz uma abordagem interdisciplinar, destacando o que há de mais atualizado em saúde materno infantil: “reunimos nossos conhecimentos interdisciplinares, nossas experiências, nossos estudos e vivências. Resumimos e procuramos repassá-los em uma linguagem acessível”.

A elaboração do livro contou com o acompanhamento de gestantes, lactantes, além de pessoas da própria família dos médicos reunindo dúvidas e desfazendo crenças e tabus.

Para o médico, o maior desafio para o desenvolvimento da obra foi elaborar a visão interdisciplinar e promover a integração dos conhecimentos da psicologia e pediatria perinatal e obstetrícia. 

“A síntese é difícil. Não damos receitas de bolos ou apresentamos mandamentos do que deve ser feito. Mostramos maneiras, recomendamos caminhos. Os depoimentos conferem uma autenticidade e uma realidade ao que estamos tentando passar”, revela o professor.

O primeiro capítulo do livro foi disponibilizado na web na forma de livreto eletrônico. Confira a obra através deste link.

Lançamento

O evento de lançamento do livro Da Gravidez è amamentação ocorre hoje (02/12), a partir das 19 horas, na livraria Saraiva do Botafogo Praia Shopping, que fica na Praia de Botafogo, 400, Botafogo, Rio de Janeiro. Telefone (21) 2237-9100.