• Edição 245
  • 09 de dezembro de 2010

Agenda

10 de dezembro

Seminário sobre desigualdade de gêneros no Brasil


Nesta sexta-feira (10/12), o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs/UFRJ) recebe o "Seminário (Des)igualdades de Gênero no Brasil", promovido pelo Laboratório de Estudos de Gênero (LEG/UFRJ). O evento tem como objetivo discutir os resultados, referentes ao Brasil, da pesquisa do Fórum Econômico Mundial de 2010, desdobrando, contextualizando e questionando os dados publicados no Relatório sobre a Desigualdade Mundial de Gênero de 2010.

O evento tem início às 13h, na sala 106, Ifcs/UFRJ, no Largo São Francisco de Paula, 1, Centro. Durante o Seminário, o LEG receberá doações de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos entre organizações de defesa dos direitos das mulheres e das crianças. 


10 de dezembro

Inauguração de laboratório de nanotecnologia


No dia 10 de dezembro, será inaugurado no Rio de Janeiro, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o primeiro laboratório de nanociência e nanotecnologia aberto aos grupos de pesquisa de todo o país, o LABNANO.

O objetivo da instalação é impulsionar as pesquisas na área de materiais nanoestruturados e dar ênfase à produção de estruturas em escala nanométrica, tais como sensores com ampla gama de aplicações, desde  imageamento térmico até sistemas lab-on-chip para diagnósticos médicos.

As decisões estratégicas relacionadas à implementação e ao gerenciamento do LABNANO estão a cargo de um comitê gestor, presidido pelo diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ricardo Galvão, e integrado pelos pesquisadores José D’Albuquerque e Castro – do Instituto de Física- (IF/UFRJ), José Soares (UERJ), Fernando Lazara Freire Jr. (PUC- Rio), Marcelo Prado (IME), Roberta Bechara Muniz (UFF) e Edson Passamani (Ufes).   

Instalado no CBPF, na Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro, a equipe de especialistas do CBPF estima que o LABNANO atenda a, pelo menos, 100 projetos de pesquisa por ano. 


10 de dezembro

First Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics abre inscrições


Estão abertas as inscrições para o First Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (I BRISPE), que acontece entre os dias 10 e 16 de dezembro, em várias instituições do Rio de Janeiro e em São Paulo.

A ideia do evento é  reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas e estabelecer critérios para avaliação das pesquisas nacionais e os processos de submissão de manuscritos e revisão por pares em periódicos internacionais. Este é um debate internacional que envolve temas como integridade em pesquisa científica, ética e plágio.

A previsão é  que ocorram atividades na Coppe/UFRJ, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já estão confirmadas a participação do professor Nicholas Steneck, da National Science Foundation e da pesquisadora Elizabeth Wager, presidente do Committee on Publication Ethics.

Mais informações através deste site.


10 de dezembro a 31 de março

Instituto Paulo Gontijo abre inscrições para prêmio de Medicina


O Instituto Paulo Gontijo promove, pela terceira vez, o Prêmio PG de Medicina, que visa a incentivar e reconhecer os avanços nas pesquisas e novas descobertas em relação à Esclerose Lateral Amiotrófica. Pesquisadores do Brasil e do exterior podem se inscrever entre 10 de dezembro de 2010 e 31 de março de 2011, através do site do Instituto. 

A abertura oficial das inscrições ocorre durante o “18º Annual Meeting International Alliance of ALS/MND Associations”, nos Estados Unidos, no qual o IPG participa como membro oficial da International Alliance.

O melhor estudo na área de Esclerose Leteral Amiotrófica será premiado com o valor de R$ 50mil. A entrega do prêmio de 2011 ocorre durante o “22º Simpósio Internacional ELA/Doença do Neurônio Motor”, em Sydney, Austrália. 

Mais informações através do telefone (11) 9686 1981 ou do e-mail redacao@trixe.com.br 


17 de dezembro

VII Workshop em Genética


Termina dia 17 de dezembro, o “VII Workshop em Genética para a Conservação: a Genética e a Conservação da Biodiversidade”, que conta, este ano, com a participação dos professores Antônio Solé-Cava e Cristiano Lazoski.  

O evento, que teve início no dia 5, é direcionado a professores e estudantes de pós-graduação que estejam em fase de execução de seus projetos e possam aprimorá-lo com os conhecimentos adquiridos no curso. 

Este ano, o Workshop ocorre no Laboratório Nacional de Computação Científica, situado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.


20 de dezembro

Defesa de mestrado aborda reprodução humana


No próximo dia 20 de dezembro, o mestrando da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ (EEAN), Washington Ramos Castro apresenta a defesa “O Homem quer engravidar? Representações sociais dos profissionais de saúde que trabalham com reprodução humana”.

O estudo foi orientado pela professora doutora Ana Beatriz Azevedo Queiroz, do Núcleo de Pesquisa em Saúde da Mulher da EEAN e será apresentado a partir das 14 horas, no sala 3 do Pavilhão de Aulas da EEAN, que fica na Avenida Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, Rio de Janeiro. 


24 de janeiro

Curso de extensão da UFRJ para alunos de escolas públicas


Entre os dias 24 e 28 de janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove o curso de extensão “Parâmetros Imunológicos e Microbiológicos na Saúde Oral”.

O curso, que tem como maior objetivo despertar a curiosidade nos alunos, questionamentos e a consciência da importância do estudo, é direcionado a alunos do 9º ano de escolas públicas e aborda ensinamentos de como cuidar de forma correta da saúde bucal e estimulá-los ao estudo e ao desenvolvimento intelectual a partir da curiosidade despertada nas aulas teóricas e especialmente nos experimentos a serem realizados nas aulas práticas.

Antes da realização do curso para alunos, será realizada uma orientação a professores de escolas públicas do Rio de Janeiro com os objetivos do projeto e treinamento para as aulas teóricas e práticas do curso.

As aulas ocorrem na sala 1-07 do bloco D do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), em frente ao Laboratório de Imunologia Molecular.

O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. 


Até maio

Exposição sobre Carlos Chagas Filho na Fiocruz


Em comemoração ao centenário de nascimento de Carlos Chagas Filho, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) inaugurou nesta segunda-feira (6/12) uma exposição, lançou dois livros e promoveu uma récita de ópera.  

A mostra ficará  aberta ao público até maio de 2011, na sala 307 do Castelo da Fiocruz, campus de Manguinhos, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, das 10 horas às 16 horas. Em maio, a exposição poderá ser vista também na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo. A entrada é gratuita.