• Edição 245
  • 09 de dezembro de 2010

Microscópio

Simpósio aborda tecnologia em saúde na UFRJ


Michelly Rosa

A importância da tecnologia na saúde é fator indiscutível ainda mais quando se trata da qualidade dos tratamentos e métodos preventivos para saúde.

Sobre isso, o Instituto de Cardiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto ao Instituto Nacional do Coração promove, no próximo dia 10 de dezembro, o “Simpósio Avaliação em Tecnologia e Saúde”, que aborda o tema da incorporação de tecnologia na área de saúde, principalmente no setor de cardiologia.

De acordo com Nelson Silva, chefe do setor de cardiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), o evento, que conta com a presença de diversos profissionais da UFRJ na área de saúde, discute a importância da incorporação de novas tecnologias ou das já existentes: “procedimentos, fármacos, equipamentos são tecnologias que devem ser discutidas para que se defina sua importância”, alerta.

Ainda segundo o professor, o sucesso de um procedimento tecnológico depende do seu local de aplicação: “O fato de uma tecnologia dar certo nos Estados Unidos não significa que ela vá dar certo no Brasil, é necessário um parecer técnico para avaliar a importância na incorporação dessas tecnologias para não acabar incorporando tecnologia inútil”, revela.

Além do debate, o “Simpósio de Avaliação em Tecnologia e Saúde” promove também a apresentação de trabalhos e pesquisas relacionadas à área. Para Nelson, o encontro traz uma oportunidade de troca de informações e estímulo ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à tecnologia própria para o sistema de saúde.

“A ideia é debater aspectos de avaliação tecnológica ampla que pudesse responder às demandas de tecnologia em saúde, além de promover a importância de núcleos de tecnologia em saúde e divulgar trabalhos nesse sentido”, conclui.

O evento

O “Simpósio de Avaliação em Tecnologia e Saúde” ocorre a partir das 8 horas, no Hospital da Plástica, que fica na rua Sorocaba, 552, Botafogo, Rio de Janeiro.