• Edição 215
  • 13 de maio de 2010

Agenda

Até 14 de maio

Inscrições abertas para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação


A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) acontece entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília. Organizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o evento tem o objetivo de encaminhar sugestões para a formulação de uma política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, voltada para o desenvolvimento sustentável.

A Conferência terá  a participação de representantes das comunidades científica e tecnológica, acadêmica, empresarial, governamental e do terceiro setor. De acordo com Luiz Antonio Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o evento deve propor um plano de ação para o setor até 2020.

A 1ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada em 1985 com o objetivo de discutir os caminhos da pesquisa científica numa sociedade democrática. Apesar do sistema de Ciência e Tecnologia ter crescido muito durante o regime militar, a comunidade científica não tinha oportunidade de influenciar nas decisões que nortearam esse crescimento.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio no site http://www.cgee.org.br/cncti4.  


14 de maio

Palestra “Como a ciência vira notícia”

A oficina “Divulgação Para Cientistas (Blog, Podcast, Twitter e Outras Ferramentas)”, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ), incentiva a publicação científica entre pesquisadores da universidade. Está dividida entre aulas em sala e em projetos práticos; às sextas-feiras, das 12h às 13h, ocorrem palestras que abordam temas variados, como a história da divulgação científica, a relação da ciência com a imprensa e até a importância das histórias em quadrinhos para o meio.  

Nesta semana (14/5), acontece a palestra “Como a ciência vira notícia”, ministrada por Reinaldo José Lopes, jornalista de ciência da Folha de São Paulo. A apresentação será realizada no auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas da UFRJ, localizado no bloco F do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.  


Até 16 de maio

Inscrições de trabalhos para a jornada de Serviço Social na área da Saúde

Dia 28 de maio, das 8h às 16h30, acontece a “VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área da Saúde do  Estado do Rio de Janeiro”, no Auditório Halley Pacheco - 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

O evento organizado pela Escola de Serviço Social, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Ginecologia e Instituto de Doenças do Tórax (IDT) tem como principal objetivo integrar e articular trabalhos na área da saúde. Assim como implantar o projeto de pesquisa “O Perfil Cultural-Acadêmico e Sócio-Assistencial dos Assistentes Sociais da UFRJ”, que estuda o ambiente e as áreas de atuação do profissional de Serviço Social dentro da universidade.

A comissão científica da Jornada conta com a contribuição do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Unirio), do Instituto Fernandes Figueira (Friocruz), do Hospital Geral de Bonsucesso, da Escola de Serviço Social-UFRJ e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-UFRJ. Nesta edição os quatro melhores trabalhos serão premiados e ainda haverá homenagem in memorian à primeira chefe do Serviço Social do HUCFF, Risoleta Córdula. 

Profissionais e alunos podem se inscrever através do site www.hucff.ufrj.br ou através do telefone: 2562-2567 (de 2ª a 6ª feira, de 8h às 17h) até se esgotarem o número de vagas, que são 180 para alunos e 120 para profissionais. As inscrições de trabalhos ocorrem até 16 de maio. Os interessados em apresentar trabalhos em pôsteres devem enviar o resumo da obra para o e-mail: sextajornada@hucff.ufrj.br.  


19 de maio

Pós-Graduação em Nutrição comemora 25 anos com palestras e debates


No dia 19 de maio, ocorre a comemoração pelos 25 anos do curso de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN-UFRJ) no auditório Hélio Fraga no bloco K do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento conta com a presença do professor Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ, da professora Elizabeth Accioly, diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), diversos profissionais da área de saúde e de nutrição, além de alunos e ex-alunos do Programa.

As palestras trarão a história do PPGN, as perspectivas para o futuro, assim como temas relacionados à nutrição e sua importância para a sociedade. A contribuição da área ciência e tecnologia na nutrição por meio de pesquisas também será um tema abordado.

Além das palestras, apresentações culturais de talentos do INJC e do PPGN encerraram o evento. A programação completa pode ser consultada através do site: http://www.nutricao.ufrj.br/. Será requisitada do participante apenas uma lata de leite em pó, em prol da ONG Recomeçando que apoia famílias carentes das crianças atendidas pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Matargão Gesteira (IPPMG-UFRJ).

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone: (21) 2562-6679.


20 de maio

III Ciclo Cinema e Infância na Escola de Educação Física

No dia 20 de maio ocorre a penúltima sessão do III Ciclo Cinema e Infância, organizado pelo grupo de estudo grupo Esquina - Cidade, Lazer e Animação Cultural da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), cujo tema é "Infância e famílias - as novas conformações familiares". Durante todas as quintas-feiras de maio, sempre às 14 no auditório Maria Lenk da EEFD, são exibidos filmes seguidos de debates com professores e pesquisadores todas as quintas-feiras de maio.

Nesta semana, será exibido o filme A culpa é do Fidel (2006), coprodução franco-italiana dirigida por Julie Graves. A obra retrata a vida de Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey). Com 9 anos, ela mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. A prisão e morte, em 1970, do tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes, e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos.

Em seguida, o acontece debate com a participação de Rosália Maria Duarte, psicóloga e doutora em Educação pela PUC-RIO. O evento é aberto ao público. Mais informações pelo telefone (21) 2562-6808.


Até 21 de maio

Vacinação contra a gripe H1N1 para adultos de 30 a 39 anos

Em 10 de maio começou a quinta e última etapa da estratégia de vacinação contra a gripe H1N1. Todos os adultos entre 30 e 39 anos devem se imunizar contra a doença até 21 de maio. A meta é imunizar, pelo menos, 24 milhões de adultos, o que representa 80% do público-alvo estimado em 30 milhões. Pessoas nessa faixa-etária devem procurar um dos 36 mil postos do país. Até o momento, 50 milhões de brasileiros estão imunizados contra o vírus H1N1.

A ampliação da estratégia para os adultos de 30 a 39 anos, anunciada em fevereiro pelo Ministério da Saúde, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles priorizados nas etapas anteriormente definidas.