• Edição 222
  • 1º de julho de 2010

Microscópio

Inverno Com Ciência promove troca de conhecimentos entre a UFRJ e a comunidade de Macaé


Marlon Câmara

Entre os dias 19 e 28 de julho, o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) localizado em Macaé recebe o Inverno com Ciência: UFRJ e Sociedade Compartilhando Saberes, conjunto de atividades que buscam abordar diversos temas, de Medicina a Pedagogia, tornando acessíveis os estudos desenvolvidos dentro da Universidade para a população da região. “O Inverno Com Ciência é um evento de Extensão com cursos, minicursos, palestras e oficinas, elaborados e organizados por docentes e corpo administrativo da UFRJ de Macaé. Nesta edição, serão 28 atividades gratuitas de formação continuada de diferentes áreas do conhecimento oferecidas à sociedade e com certificados emitidos pela Instituição”, informa a coordenadora do projeto, Cristiane Teixeira, coordenadora de Extensão da UFRJ Macaé.

“O nosso principal objetivo é divulgar os conhecimentos científicos produzidos na UFRJ à comunidade e promover a troca de experiências entre essas duas instâncias. Visa, assim, a oportunizar a troca de saberes e conhecimento produzido nas pesquisas e cursos de graduação nos espaços nos quais a UFRJ está presente em Macaé, dando clarividência ao processo de interiorização”, explica Cristiane.

As atividades oferecidas na ocasião contam com participação de profissionais do quadro permanente da UFRJ Macaé, que pretendem não só transmitir conhecimentos acadêmicos como também descobrir as necessidades da comunidade de Macaé e proximidades. “O evento surgiu do desejo dos docentes e servidores administrativos em conhecer a região, ouvindo as pessoas para compartilhar saberes e suprir suas necessidades de formação continuada”.

O Inverno Com Ciência não acontece em Macaé por acaso. O evento visa a levar para a região auxilio para a organização da estrutura política, econômica e social. “Macaé enfrenta um bom desafio: o de organizar a cidade quanto às demandas de infraestrutura e pesquisas nas áreas de petróleo, saúde, ciências biológicas, segurança e educação. As necessidades são prementes em todas as esferas e a Universidade pode compartilhar o conhecimento gerado em seu espaço para estreitar laços e contribuir efetivamente, sugerindo projetos de políticas públicas que visem ao desenvolvimento sustentável da região e a melhoria da qualidade de vida da população”, conclui a coordenadora.

Inscrições

As inscrições para o Inverno Com Ciência podem ser realizadas de 21 de junho a 14 de julho, através do endereço eletrônico do evento. Para mais informações, deve-se entrar em contato através do telefone (22) 2796 2564, ou do e-mail invernociencia@ufrj.br.

O campus Cidade Universitária de Macaé  se localiza na Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, na Granja dos Cavaleiros. Já o NUPEM - Polo Barreto fica na Avenida São José do Barreto, s/nº, em São José do Barreto (atrás do Centro de Convenções).

A programação completa pode ser encontrada através do site http://www.ufrj.br/macae/attachments/139_Inverno_com_%20Ciencia.pdf