• Edição 222
  • 1º de julho de 2010

Saúde e Prevenção

Inverno sem gripe: é possível?

Michelly Rosa

Neste período do ano, com temperaturas mais baixas e maior aglomeração de pessoas num mesmo ambiente, é comum o aumento nos casos doenças e manifestações alérgicas. Porém, há possibilidade de diminuir esses casos de contaminação abrindo mão de um típico hábito do inverno: fechar janelas.

De acordo com Solange Rodrigues Valle, médica imunologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), o aumento de aproximadamente 40% na frequência de doenças respiratórias se deve à falta de renovação do ar nos ambientes fechados em que as pessoas costumam permanecer nesta época.

Os vírus presentes no ar não só transmitem a gripe, por exemplo, como também potencializam os sintomas da alergia. O ácaro e a poeira, que se acumulam em ambientes fechados, são outros contribuintes no agravamento de crises alérgicas.

Para Solange, não  é difícil evitar problemas no inverno quando se atenta para simples cuidados: “Lavar as mãos, limpar bem o ambiente e manter a higiene pessoal são procedimentos de extrema importância na prevenção de infecções”. Ainda de acordo com a médica, os alérgicos devem atentar para outros cuidados: não varrer o chão durante a limpeza, passando apenas pano úmido além de não usar roupas de lã e preferir edredons a mantas.

As doenças mais recorrentes do inverno são: gripe, resfriado, rinite alérgica e asma. As duas primeiras, causadas por vírus, são altamente contagiosas, já  a rinite alérgica e a asma são doenças normalmente hereditárias, não contagiosas, mas que se potencializam em locais fechados, pela maior concentração de poeira, ácaro e mofo.       

Poluição: inimiga do inverno 

Nas grandes cidades, percebe-se nitidamente a camada de poluição sob o céu, principalmente durante os dias de frio. Isso quando o ar frio, por ser mais pesado, se aloja em níveis mais baixos da camada atmosférica concentrando a poluição e impedindo a circulação do ar. É o fenômeno da Inversão Térmica.

Então, como se proteger das doenças causadas no inverno com o problema da poluição?

Nos casos de doença entre a população idosa, os cuidados devem se redobrar, pois problemas tipicamente senis se agravam com crises de asma, como a hipertensão. Sobre isso, Solange recomenda que os portadores de rinite e asma mantenham exames e medicações preventivas para evitar crises mais fortes com o aumento da poluição. Além disso, crianças também necessitam de maior atenção, por não possuírem tantos anticorpos como a população adulta, sendo, portanto, mais atingidas por doenças de inverno.

Tomadas as devidas precauções e cuidados para manter a saúde durante o inverno, é possível aproveitar o friozinho do inverno sem transtornos e doenças.