• Edição 224
  • 15 de julho de 2010

Microscópio

Emagrecer de forma saudável não é difícil


Michelly Rosa

O consumo de fibras no cardápio diário é uma prática saudável e melhora o funcionamento do intestino. A novidade é que também ajuda a emagrecer. 

No final do mês de julho, as pesquisadoras do Instituto de Nutrição Josué de Castro, Glorimar Rosa, Sofia Kimi e Wânia Lúcia Araújo, lançam o livro “A Dieta da Linhaça”, em que explicam os benefícios que a semente pode oferecer à saúde e ao emagrecimento.

O livro conta com mais de 18 receitas com linhaça, facilitando o consumo da fibra no dia a dia. De acordo com Glorimar Rosa, a linhaça é um alimento rico em fibras que estimulam o funcionamento intestinal. Dois terços das fibras presentes na linhaça são insolúveis, que estimulam a mobilidade intestinal, a outra parte é composta por fibras solúveis que aderem à água e formam um gel lubrificante, melhorando ainda mais o funcionamento do intestino.



“É muito importante que o consumo de linhaça esteja aliado ao aumento da ingestão de água, caso contrário, o efeito pode ser oposto: podendo piorar a constipação intestinal”, alerta Glorimar Rosa. 

Mas como isso favorece o emagrecimento? Quando as fibras solúveis absorvem a água no estômago, o volume no local aumenta, dando sensação de saciedade. Isso facilita o menor consumo de alimentos e adesão aos menos calóricos. 

Ainda de acordo com a nutricionista, o consumo recomendado para adultos é de 20g (seis colheres de sopa) a 40g por dia. Além disso, crianças também podem fazer consumo da semente, porém de maneira reduzida. 

Os benefícios do uso de linhaça no dia a dia são visíveis ao longo do uso. A diminuição do risco de problemas caridiovasculares, de altas concentrações de colesterol, do risco de obesidade, são alguns dos exemplos. 

“O consumo de linhaça melhora o aspecto da pele, contribui para o controle de diabetes e previne alguns tipos de câncer”, completa a pesquisadora. 

O lançamento do livro ocorre dia 29 de julho, às 19 horas, na livraria Saraiva do Shopping Rio Sul, que fica na Avenida Lauro Müller, 116 3º piso, Botafogo.