• Edição 226
  • 29 de julho de 2010

Agenda

30 de julho

Centro de Estudos discute futuro da psicanálise

Nesta sexta (30/07), o Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ realiza mais uma sessão do seu Centro de Estudos. O tema da semana é “O futuro da psicanálise diante do progresso da psicofarmacologia e das neurociências”, e o convidado é o professor e médico psiquiatra Miguel Chalub.

A sessão acontece a partir das 10h30, no Auditório Leme Lopes, localizado no Ipub. O endereço é Av. Venceslau Brás, 71 (fundos) – campus da UFRJ na Praia Vermelha.


30 de julho

Conferência integra grupos de pesquisa do Brasil e da Austrália

O Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB), através do Laboratório de Morfogênese Celular, promove, dia 30 de julho, palestra com Peter Currie, professor e vice-diretor do Instituto de Medicina Regenerativa da Austrália (Armi), no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS). 

A conferência abre oportunidades para colaboração entre instituições de pesquisa brasileiras e australianas, tendo em vista a infraestrutura e o financiamento para pesquisa na área de medicina regenerativa de que o Armi dispõe. 

Peter D. Currie é  afiliado ao EMBL (Laboratório Europeu de Biologia Molecular) e conta com publicações em revistas científicas de todo o mundo, como Nature e Genes and Development. 

Os interessados no laboratório do Professor Peter e em sua linha de pesquisa podem acessar mais informações através dos links http://zfin.org/cgi-bin/webdriver?MIval=aa-labview.apg&OID=ZDB-LAB-990210-2 e http://www.med.monash.edu.au/armi ou entrar em contato direto com o profissional através do e-mail: m.furtado@anato.ufrj.br

O evento ocorre às 12 horas, no auditório do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (sala F1-06), que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, bloco F, prédio do CCS, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.  


30 de julho

Projeto Pólen lança livro e apresenta suas experiências

No dia 30 de julho, às 14h, ocorre, no Instituto de Biologia (IB-UFRJ), o lançamento do livro Curso de Formação de Educadores Ambientais: a experiência do Projeto Pólen, promovido pela própria equipe do Projeto Pólen. O livro apresenta as experiências adquiridas com o Projeto, que tem como proposta a implementação de Polos de Educação Ambiental nos municípios do estado do Rio de Janeiro.  O evento acontece no Salão Azul do Instituto de Biologia, localizado no prédio do bloco A do Centro de Ciência da Saúde, na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. 


Até 31 de julho

Curso Internacional de Biofísica 

 

Entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, acontece o Curso Internacional de Biofísica, parte das comemorações do Centenário de Carlos Chagas Filho. O evento conta com professores de vários países discutindo os mais avançados tópicos da biofísica moderna em aulas teóricas. Entre os temas abordados estão “O Bacharelado em Biofísica”, “Biofísica de Sistemas” e “Biofísica - da Universidade para Indústria”.

As inscrições para o Curso são gratuitas até o dia 31 de julho e devem ser realizadas através do e-mail, em mensagem contendo nome completo, identidade, CPF, o curso e Universidade do estudante. O Curso Internacional de Biofísica ocorre no Auditório do Quinhentão, localizado no subsolo do bloco K do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ), na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. 


3 a 11 de agosto

Curso de Extensão Estratégias de Prevenção das DST/Aids

O Laboratório de Estudos em Política, Planejamento e Assistência em DST/Aids do Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa/UFRJ) promove o Curso de Extensão Estratégias de Prevenção das DST/Aids. O objetivo é discutir as estratégias de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis considerando os aspectos programáticos, sociais, culturais e assistenciais. São oferecidas 30 vagas para estudantes das ciências da saúde.

O curso acontece nos dias 3, 4, 5, 10 e 11 de agosto, das 9h às 17h, no pavilhão de aulas da Escola de Enfermagem Anna Nery (Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova). Os interessados devem se inscrever através do e-mail


5 e 6 de agosto

Simpósio Carioca de Feridas

 

Nos dias 5 e 6 de agosto, ocorre o Simpósio Carioca de Feridas no Centro de Estudos do Hospital dos Servidores do Estado no Rio de Janeiro. O evento tem como principal objetivo o conhecimento e aprimoramento para a prática na prevenção e tratamento de feridas. Para isso, aborda em sua programação problemas recorrentes, como úlceras e feridas de pele. Além disso, conta com a presença do profissional português Carlos Manuel Barroso Mateus. 

O Hospital dos Servidores do Estado fica na Rua Sacadura Cabral, 178. Programação, inscrição e mais informações através do site  


5 a 7 de Agosto

II Congresso Brasileiro sobre segurança no sistema de saúde e III Congresso Brasileiro sobre eventos adversos em medicina

Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, ocorre o II Congresso Brasileiro sobre segurança no sistema de saúde e o III Congresso Brasileiro sobre eventos adversos em medicina no Centro de Convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), localizado na rua Visconde Silva, 52 – Botafogo. 

Inscrições, programação, palestrantes e outras informações através do site ou pelo telefone: (21) 2215-4476.



Até 9 de agosto

Inscrições para Curso Preparatório para dentistas na Uerj

Até o dia 09 de agosto estarão abertas as inscrições do curso Preparatório para Concursos em Odontologia, realizado pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Focado em proporcionar estratégias de ensino e treinamento para que cirurgiões dentistas e acadêmicos alcancem a aprovação em concursos públicos, o programa inclui: Anatomia, Anestesiologia, Biossegurança, Cirurgia, Dentística, Endodontia, Farmacologia, Língua Portuguesa, Odontologia Social e Cariologia, Odontopediatria, Ortodontia, Patologia e Diagnóstico Oral, Periodontia, Prótese, Oclusão e Radiologia. 

O curso será realizado aos sábados, de 14 de agosto de 2010 a 21 de janeiro de 2011, das 8h às 17h. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Centro de Produção da Uerj. Para mais informações envie e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone para (21) 2334-0639.


9 de agosto

Médico da UFRJ apresenta palestra sobre controle do peso

Dia 09 de agosto, às 20h30, o endocrinologista João Régis, do Programa de Obesidade da UFRJ, ministra a palestra “Mecanismos Envolvidos no Controle do Peso Corporal”, no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro. 

Além de métodos para controle do peso, o evento aborda assuntos relevantes sobre o tema, como estudos, estatísticas e informações sobre a gravidade da obesidade, principalmente no Brasil, onde o problema pode ser tão alarmante quanto a desnutrição. 

A palestra ocorre no Espaço Stella Torreão, localizado na Rua Fonte de Saudade, 146, Lagoa – Rio de Janeiro. 

Os interessados em participar do evento podem consultar informações através do telefone (21) 2579-3138 ou do site.  


Até 11 de agosto

Inscrições para o curso Psicanálise com idosos na Uerj


Desde sua fundação, a psicanálise não determina tipos gerais, cada caso é entendido em sua absoluta singularidade. O universo da clínica com idosos é desconhecido para os analistas mais jovens. O idoso de hoje está se transformando rapidamente em consequência das demandas da sociedade pós-moderna.  

Por isso, o Instituto de Psicologia da Uerj realizará o curso Psicanálise com Idosos, voltado para psicólogos, médicos e futuros profissionais dessas áreas, que se interessem pela prática psicanalítica com idosos.  

O curso será  realizado às quintas-feiras, de 19 de agosto a 02 de dezembro de 2010, das 18h30 às 21h. O valor é de quatro parcelas de R$ 180,00.  

As inscrições podem ser feitas na Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, bloco E, no Maracanã, até o dia 11 de agosto. Para mais informações, acesse a página do Centro de Produção, envie um e-mail para ou telefone para (21) 2334-0639.


12 de agosto

I Simpósio de Fonoaudiologia dos Hospitais


São Camilo de São Paulo 

O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital São Camilo de São Paulopromove no dia 12 de agosto o I Simpósio de Fonoaudiologia dos Hospitais São Camilo de São Paulo. O evento conta com palestras de diversos profissionais da área de saúde, dentre eles fonoaudiólogos e médicos. 

Na programação do simpósio, temas como disfagia mecânica, gestão em fonoaudiologia e prótese auditiva infantil ganham destaque na discussão de tópicos relacionados ao tema. Mais informações, inscrições e a programação completa através do telefone: (11) 3677-4405 ou (11) 3677-4451. 

O I Simpósio de Fonoaudiologia dos Hospitais São Camilo de São Paulo ocorre na Rua Tavares Bastos, 573, Pompéia São Paulo – SP, Auditório do 2º subsolo – Bloco III. 


13 a 15 de Agosto

III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação

Nos dias 13, 14 e 15 de agosto ocorre o III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação na UniFMU, em São Paulo. O evento conta com profissionais de universidades de todo o Brasil, dentre elas Unicamp, USP, Unesp e UFRJ, representada pela fonoaudióloga Renata Mousinho, do ambulatório de Transtornos da Língua Escrita da Faculdade de Medicina (FM/UFRJ), que é referência nacional para prevenção, diagnóstico e tratamento de transtornos de aprendizagem. 

Os temas tratados no evento buscam discutir e esclarecer sobre transtornos de aprendizagem, como disgrafia, dislexia, entre outros. 

A programação do evento, além de inscrições e mais informações através dos telefones: (11) 4242-2595 ou (11) 9547-1579. 

A UniFMU fica na Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição, São Paulo – SP. 


30 de agosto

Prazo para inscrições no I Concurso de fotografia “Imagens da Gastronomia”

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), junto à Escola de Belas Artes da UFRJ, promove o I Concurso de Fotografia – Imagens da Gastronomia, apresentado durante o I Fórum de Gastronomia, Saúde e Sociedade da universidade, que ocorre dia 15 de setembro no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS). 

O evento tem como principal objetivo incentivar o interesse do corpo acadêmico da UFRJ por Gastronomia e sua função social e cultural. As 20 produções de melhor qualidade, originalidade e adequação ao tema proposto serão selecionadas para exposição no Fórum e concorrerão à premiação também oferecida no encontro. Além disso, todos os inscritos recebem um certificado pela participação no concurso. 

Os alunos da UFRJ interessados em participar do concurso devem fazer a inscrição no site do INJC e entregar no máximo dois trabalhos até o dia 30 de agosto na Secretaria Administrativa do INJC, que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, bloco J, 2º andar do prédio do CCS. 

A programação completa, além de todas as normas de participação no evento e outras informações através do link ou do telefone (21) 2562-6599.


Até 24 de setembro

Inscrições de trabalhos para o I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal

De 23 a 26 de novembro ocorre na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) o I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, que terá como tema principal a melhor qualificação do profissional enfermeiro com o objetivo de diminuir casos de mortalidade neonatal. O evento, promovido pela Faculdade de Enfermagem da Uerj, tem o apoio das universidades públicas do Rio e Niterói, além de órgãos públicos.  

Os participantes do I CoBENeo compartilham cursos e oficinas, além de mesas redondas, reuniões e apresentação de trabalhos. O prazo para inscrição de trabalhos se iniciou em 5 de julho e termina no dia 24 de setembro. Mais informações na página.  

A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) fica na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã – Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2587-6335.