• Edição 227
  • 05 de agosto de 2010

Notícias da Semana

Verdades e Mitos sobre reciclagem

Luciana Cortes

O Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA) da UFRJ, em parceria com a Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (Arerj) e com o Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestora de Resíduos do Estado do Rio de Janeiro (Sindieco), promoveu nessa quarta-feira (04/08) um ciclo de palestras com o tema “Verdades e Mitos sobre reciclagem”.

O evento contou com a presença de diversos especialistas no assunto e autoridades acadêmicas, como o decano do Centro de Tecnologia, professor Walter Suemitsu, e a professora do IMA, Élen Vasques Pacheco, que abriram as palestras.

O decano e a professora Élen iniciaram seus discursos evidenciando o papel positivo que a universidade tem exercido com programas ambientais como o ReciclaCT, projeto criado pelo Centro de Tecnologia.

As palestras foram divididas em dois módulos. No primeiro, estiveram presentes profissionais de áreas relacionadas à reciclagem propriamente dita. Os especialistas falaram sobre a importância de reciclagem e explicaram as técnicas de reciclagem dos diferentes tipos de materiais.

No segundo módulo, os palestrantes convidados falaram sobre reciclagem energética. Esse tipo de reciclagem consiste em técnicas de aproveitamento da energia existente no material a ser reciclado e produção de fontes de energia oriundas da técnica de reutilização ou descarte dos resíduos.

A realização de um ciclo de palestras sobre reciclagem denota a importância do assunto. O evento deixou claro que é preciso que se discuta o destino do lixo produzido pelo avanço da urbanização. Há muitos destinos possíveis a serem considerados e muitas práticas a serem adotadas a fim de preservar o ambiente em que vivemos.