• Edição 227
  • 05 de agosto de 2010

Microscópio

O pequeno mundo para pequenos


Pesquisadora lança livro sobre microorganismos para crianças


Michelly Rosa

Por que lavar as mãos? Por que escovar os dentes? Porque preservar o meio ambiente? São perguntas frequentes na infância que nem sempre os pais podem responder de maneira completa. A pesquisadora Alane Beatriz Vermelho, do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG/ UFRJ), pensou nisso e criou sete histórias que contam, através de uma coleção, o que é cada microorganismo, como se desenvolve, onde vive e como contribui para o meio ambiente.  

“Há uma escassez de livros que abordam essa temática com crianças. Além disso, a linguagem científica é conhecida como muito complexa e chata, o que dificulta o acesso a estas informações”, afirma a autora. 

A coleção “Microfamília”, com ilustração de João Müller Hadad, traz de forma clara, objetiva e divertida as definições sobre microorganismos. O primeiro livro da série, de título “Dudu e o professor Aspergilo” aborda a parte geral da vida microscópica, como o tamanho dos microorganismos, sua presença na vida cotidiana e nos alimentos, como nos pães, nos queijos, na produção de antibióticos, nos cogumelos. 

Para Alane, a microbiologia é uma plataforma de serviços ao meio ambiente e apesar disso, sua abordagem nas grades escolares ainda é muito fraca, por isso a criação deste livro a sua participação nas listas de livros paradidáticos é tão importante: “O primeiro livro da série, já teve uma ótima receptividade em feiras de livros. Com a leitura destes livros a criança terá uma melhor noção de higiene, meio ambiente e principalmente da ciência e preservação ambiental.”

Além da importância no aspecto social e ambiental, o livro tem o objetivo também de estimular a criatividade e o interesse da criança pelo meio científico. Segundo a professora, a carreira científica é muito massificada e talvez, através deste contato com o mundo científico a criança se interesse e desenvolva uma criatividade científica. 

A autora falou ainda sobre a contribuição desta coleção também para adultos: “Quando o adulto lê esta coleção para seu filho, entra também em contato com o mundo científico de forma clara e aprende junto com ele”.  

Alana revelou a intenção de escrever um livro científico e esclarecedor de linguagem simples também para adultos. “Pretendo fazer um livro também para adultos, na intenção de oferecer uma linguagem científica mais popular e despertar o interesse também desta faixa etária pelo mundo científico”. 

As próximas edições da coleção trazem histórias de bactérias, vírus, a função dos micróbios na medicina, micróbios exóticos entre outros. É aguardar e aprender. 

Lançamento 

O evento de lançamento do primeiro livro da série “Dudu e o professor Aspergilo” ocorre dia 17 de agosto, às 19 horas na livraria Travessa do Barra Shopping que fica na Avenida das Américas, nº4666, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.