• Edição 231
  • 02 de setembro de 2010

Por uma boa causa

Como entender as mudanças climáticas?

Marlon Câmara

O impacto causado pelas mudanças climáticas no planeta é um dos temas mais importantes e mais discutidos nos dias atuais. A necessidade de entender e controlar seus efeitos negativos faz com que órgãos em todo o mundo se mobilizem em projetos e atividades sobre o assunto. O Por Uma Boa Causa deste mês aborda esse tema, baseado no “Primeiro Relatório de Avaliação Nacional Sobre Mudanças Climáticas”, documento em desenvolvimento pelo Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), órgão que busca reunir e avaliar informações científicas sobre aspectos relevantes das mudanças climáticas no Brasil.  

Para aprofundar o assunto, o Olhar Vital entrevistou Suzana Kahn, pesquisadora do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe-UFRJ e presidente do Comitê Científico do PBMC. “Os Relatórios de Avaliação irão apresentar informações técnico-científicas sobre mudanças climáticas a partir de avaliação integrada e objetiva acerca do conhecimento técnico e científico produzido no Brasil e no exterior sobre causas, efeitos e projeções relacionadas às mudanças climáticas que tenham foco ou relevância para o país por meio da elaboração e de publicação periódica”, explica. 

O principal objetivo dos Relatórios de Avaliação Nacional é fornecer elementos para a implementação de políticas no Brasil, como o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, além de subsidiar o país no desenvolvimento de metodologias apropriadas de controle de emissões de poluentes e no desenvolvimento de um sistema próprio de monitoramento. “O PBMC apoiará o governo brasileiro disponibilizando análise integrada das informações sobre mudança do clima. O documento será uma sinalização de áreas e temas prioritários para o Brasil a partir do conhecimento das melhores práticas de redução de emissões setoriais e de novas tecnologias para redução de emissões de gases do efeito estufa. Com isso, o PBMC irá subsidiar a atualização constante e a implementação do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, com base na meta de redução de emissões de gases de efeito estufa definida pelo governo brasileiro para os setores de mudança e uso do solo, energia, agricultura, siderurgia e outros”, expõe a pesquisadora.

O primeiro Relatório de Avaliação (RAN1) tem sua apresentação agendada para a conferência Rio+20, que a Organização das Nações Unidas (ONU) promoverá no Rio de Janeiro em 2012. “A Mudança Climática será um dos principais temas a ser tratado na conferência. Portanto, será um momento oportuno para apresentar o RAN1, que subsidiará o Brasil nas políticas públicas e contribuirá com informações regionais sobre mudança do clima, suprindo lacunas do conhecimento observadas nos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (órgão criado pela ONU para fornecer informações científicas, técnicas e sócio-econômicas para o entendimento das mudanças climáticas).”

De acordo com Suzana, o Rio de Janeiro é um estado muito vulnerável às mudanças climáticas, com destaque para as fortes chuvas que podem ocasionar impactos, como enchentes e inundações, principalmente para as populações mais pobres, residentes em áreas de encostas suscetíveis a desabamentos. 

Nas próximas semanas o Por Uma Boa Causa vai abordar os principais impactos causados pelas mudanças climáticas e suas possíveis soluções.