• Edição 231
  • 02 de setembro de 2010

Agenda

Preventivo ginecológico gratuito


A UniverCidade através da Clínica de Enfermagem Arte do Cuidado oferece exames laboratoriais e preventivos ginecológicos gratuitos. As mulheres interessadas podem agendar o exame através dos telefones (21) 2219-8100 e 2233-8389, ramais 225 e 226.

O horário de funcionamento da clínica é de segunda a sexta das 8 às 11 horas e das 19 às 22 horas. Aos sábados, o serviço é de 8 às 11 horas. A UniverCidade fica na Avenida Presidente Vargas, 2700, Praça XI, Rio de Janeiro.


Programação do IDT


As sessões clínicas do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) acontecem todas as sextas, às 10h30, no anfiteatro 3E50, com apresentações de artigos e discussões de casos clínicos. Os seminários do IDT acontecem às quartas-feiras, às 13h, no mesmo local.

A cada mês, um tema diferente é debatido nos seminários. Os próximos assuntos serão: DPOC, Neoplasia Pulmonar, Asma e Tuberculose. Os eventos são abertos para todos os residentes do hospital e acontecem no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária


3 de setembro

Transtorno de ansiedade social em discussão na UFRJ

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub) realiza, nesta sexta (3/09), a primeira sessão do Centro de Estudos do mês. O tema da vez é “Transtorno de ansiedade social: aspectos clínicos e terapêuticos” e a convidada é a psiquiatra Gabriela Bezerra de Menezes, pesquisadora do Ipub-UFRJ.

A sessão ocorre a partir das 10h30 no Auditório Leme Lopes, no Ipub-UFRJ. O endereço é Avenida Venceslau Brás, 71 (fundos), campus da UFRJ na Praia Vermelha. A entrada é franca.


3 de setembro

A Física dos Universos Extremos

 

O Instituto de Ciências Biomédicas promove na próxima sexta-feira (3/09) a conferência “A Física dos Universos Extremos” com Ronald Shellard, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

O evento faz parte do Ciclo de Conferências Versalius 2010, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas, que desde o início do ano oferece palestras sobre diversos temas na área de ciências morfológicas.

A conferência “A Física dos Universos Extremos” ocorre no auditório do bloco F do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ), que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 2562-6674.


Até 8 de setembro

Inscrições para XIV Fórum de Residência em Psicologia Clínico-Institucional da Uerj

 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promove entre 13 e 14 de setembro o “XIV Fórum de Residência em Psicologia Clínico-Institucional”.

O evento, direcionado a psicólogos, médicos, profissionais e estudantes da área de saúde, tem como objetivo oferecer conhecimentos multidisciplinares de assistência em Psicologia.

Para isso, o Instituto de Psicologia da Uerj preparou uma série de debates com temas como “Psicanálise e Medicina: A Clínica com Adolescentes no Hospital”, “Psicanálise e Velhice” eO Poder dos Legados Maternos”.

Os interessados devem fazer as inscrições até 08 de setembro, através do site do Centro de Produção da Uerj (www.cepuerj.uerj.br).

Mais informações pelo telefone (21) 2334-0639.


8 de setembro

Posse do diretor do Instituto de Ginecologia

 

Ocorre no dia 8 de setembro a cerimônia de posse no cargo de Diretor do Instituto de Ginecologia. Os professores nomeados são Gutemberg Leão de Almeida Filho e Maria do Carmo Borges de Souza, sua substituta eventual.

A cerimônia acontece às 10 horas, no auditório do Instituto de Ginecologia da UFRJ, Rua Moncorvo Filho, 90, Centro, Rio de Janeiro. 


8 de setembro

Anatomia das Paixões


O grupo de teatro Anatomia das Paixões se apresenta no período de 8 a 11 setembro, no Hotel Glória, em Caxambu, Minas Gerais, durante a realização Satélite do “XXXIV Congresso da Sociedade Brasileirade Neurociências e Comportamento”.

Sob a coordenação de Maira Fróes, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ) e Direção Geral de Cecilia Hedin-Pereira, a peça, focada na audição humana, convida o espectador a uma análise “autoscópica peculiar de nossas bases de construção perceptual, em campos que se estendem da forma anatômica à estética e à lógica”, explica Maira.

Mais informações (21) 2562-6473 ou http://anatomiadaspaixoes.blogspot.com/


Até 9 de setembro

Inscrições para I Encontro de Enfermagem em Saúde Mental

Entre os dias 14 e 16 de setembro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promove o “I Encontro de Enfermagem em Saúde Mental do Hospital Universitário Pedro Ernesto” (Hupe-Uerj). O evento que visa à discussão de estratégias de políticas de saúde, serviços, ensino, pesquisa e reforma psiquiátrica, conta com workshops sobre diversos temas. Dentre eles, se destacam “A Reforma Psiquiátrica, perspectivas e políticas de saúde mental e a atuação da Enfermagem e Práticas Alternativas” e “Terapias no equilíbrio da Saúde e Saúde Mental, Reiki e Shiatsu.”

Os interessados podem efetuar inscrições no site do Centro de Produção da Uerj (www.cepuerj.uerj.br) até o dia 09 de setembro. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0639.


10 de setembro

Jornada de Nutrição e Dietética

 

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) promove manhã de palestras em comemoração ao dia do nutricionista.  

O evento “O Nutricionista na promoção da saúde” acontece dia 10 de setembro, às 8h, no auditório Halley Pacheco, 8º andar do HUCFF. Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária.


Até 10 de setembro

Residência médica na Uerj

 

O prazo de inscrição para o concurso de Residência Médica da Uerj encerra-se dia 10 de setembro. São 174 vagas para o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), sendo a maioria delas, 142, para o primeiro ano de residência.

O processo seletivo é feito a partir de provas discursivas, objetivas e prático-orais. O candidato classificado recebe bolsa-auxílio de R$ 1.916,45 com carga horária de 60 horas semanais, com duração de até cinco anos.

Os interessados devem realizar as inscrições através do site www.cepuerj.uerj.br. Outras informações você pode conferir pelo telefone (21) 2334-0639 ou e-mail cepuerj@uerj.br.  


Até 13 de setembro

IV Simpósio de Oncobiologia


Nos dias 27 e 28 de setembro de 2010 ocorrerá o IV Simpósio de Oncobiologia, no Auditório Marcos F. Moraes, no Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As inscrições são grátis e abertas a todos interessados pela temática biologia do câncer.   

Este ano, o evento contará com Guido Lenz (UFRGS), Anamaria Camargo (Instituto Ludwig), Mari Sogayar (USP), Fernando Salvador Moreno (USP), Gilberto Schwartzman (UFRGS), entre outros.  

Os Simpósios anuais são organizados desde 2007 pelo Núcleo de Eventos do Programa de Oncobiologia. Neste ano, sob a coordenação de Robson Queiroz Monteiro e Eliane Fialho, ambos professores da UFRJ.   

As inscrições para participação e envio de resumo de trabalhos terminam no próximo dia 13/09.   

Os resumos (apenas um por candidato) poderão ser enviados até o dia 13/09/2010, pelo email oncobiologia@gmail.com. Serão admitidos trabalhos (redigidos em língua portuguesa ou inglesa) decorrentes de dissertações e teses ou dados preliminares de trabalhos em andamento. Informações sobre regras para envio dos resumos e preenchimento da ficha de inscrição podem ser obtidas no site http://www.oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/

 


14 de setembro

Ciclo de palestras em Biossegurança


A primeira conferência do “Ciclo de Palestras em Biossegurança e Ética com Animais” tem início no dia 14 de setembro, com a palestra “Gerenciamento do lixo no CCS: do laboratório à destinação final”, proferida por Roberto Leal, Superintendente do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O evento, organizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), acontece terça-feira, às  12h, no Auditório Leopoldo de Meis, Bloco L, CCS, na Cidade Universitária. Mais informações: (21) 2562-6670 Site: http://www.icb.ufrj.br.