• Edição 231
  • 02 de setembro de 2010

Saúde e Prevenção

Prevenção contra Hepatite B na UFRJ

Michelly Rosa

O índice cada vez maior de jovens contaminados pelo vírus da Hepatite B provoca alerta entre autoridades e membros da área de saúde para a necessidade de prevenção da doença.

A Divisão de Saúde do Trabalhador da UFRJ (DVST), que recorrentemente promove campanhas de vacinação no Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ), iniciou campanha para o reforço na vacinação contra Hepatite B entre crianças e jovens de 11 a 19 anos, com o intuito de prevenir casos da doença antes do início da vida sexual.

De acordo com Marilda Monteiro, técnica em enfermagem do trabalho e funcionária da DVST, o risco de Hepatite B entre jovens é maior, pois muitos iniciam a vida sexual sem uso de preservativo. “Apesar de todas as campanhas para o uso de preservativo entre jovens, muitos deles ainda contraem a doença via relação sexual, por isso a importância de uma campanha de vacinação”, explica Marilda.

A Hepatite B é  uma doença viral, que causa inflamação no fígado e é transmitida pelo contato entre sangue ou mucosa contaminados. A maneira mais recorrente de transmissão da doença é a relação sexual sem preservativo. Dentre os sintomas da Hepatite B estão: mal-estar, dores de cabeça e no corpo, falta de apetite, febre, coceira e icterícia.

O tratamento para a doença é feito cuidadosamente com medicamentos para alívio dos sintomas que não atinjam o fígado, já que não há  remédios específicos para Hepatite B. Por isso, o portador é submetido a tratamento nem sempre confortável com medicamentos via oral, por tempo indeterminado. Por isso, a prevenção, através do uso de preservativo, é a melhor alternativa tanto para o sistema de saúde quanto para os jovens.

Durante os primeiros dias de campanha, a DVST já recebeu grande procura para atendimento. Porém, segundo Marilda, o interesse maior é entre pessoas com mais de 19 anos: “Os jovens entre 11 e 19 anos ainda estão aparecendo pouco, ontem foram apenas 18, entre os 120 atendidos. A grande procura pelo atendimento é porque vacinamos também pessoas fora da faixa etária especificada, o que não acontece em postos de saúde, por exemplo.”

A campanha no Centro de Vacinação para Adultos no CCS vai até o final do mês de outubro e recebe não só jovens entre 11 e 19 anos como também pessoas a partir de 15 anos interessadas na prevenção contra Hepatite B e outras doenças.

O Centro de Vacinação fica na entrada do Bloco A do prédio do CCS, na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária – Rio de Janeiro.

Mais informações sobre o Centro de Vacinação através do telefone (21) 2562-6542.