• Edição 232
  • 09 de setembro de 2010

Agenda

10 de setembro

I Encontro de Terapia Ocupacional Interinstitucional


Nesta sexta-feira (10/09) ocorre o I Encontro de Terapia Ocupacional Interinstitucional IFRJ-UFRJ, organizada pelo curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ.

O evento acontece das 8h30 às 16h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, subsolo do bloco K, Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária/RJ.  


10 de setembro

Sessão clínica em Neurorreabilitação na UFRJ

O Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC-UFRJ) promove, no dia 10 de setembro, a 2ª Sessão Clínica em Neurorreabilitação do Instituto. O encontro, voltado a profissionais de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Neuropsicologia e Neurologia, abordará o tema “Demência Fronto-Temporal” com a apresentação de casos clínicos e discussão sobre o assunto.

A Sessão Clínica ocorre no auditório do INDC-UFRJ, que fica na Avenida Venceslau Brás, n° 95, Campus Praia Vermelha da UFRJ – Botafogo.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do e-mail fono@indc.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3873-5609. 


13 de setembro

Vídeoconferêcia de cardiologia no HUCFF

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta dia 13 de setembro, através do palestrante doutor Adelson Geraldo, a próxima videoconferência de cardiologia, a partir das 10 horas, no Auditório Halley Pacheco (8° andar) do HUCFF, Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco n° 255- Cidade Universitária.

 


14 a 17 de setembro

44º Congresso Brasileiro de Patologia, Clínica Médica e Medicina Laboratorial

 

Entre os dias 14 e 17 de setembro ocorre, na cidade do Rio de Janeiro, o 44º Congresso Brasileiro de Patologia, Clínica Médica e Medicina Laboratorial.

O evento oferece palestras, workshops, cursos e fóruns com a presença de profissionais brasileiros e internacionais. Além disso, o congresso abre espaço para exposição de trabalhos, através de pôsteres ou apresentação oral, sobre diversos temas.

Todas as informações necessárias sobre o Congresso, além de inscrições e informações sobre estadia e passagens poder ser encontradas no site do evento.


8 de setembro

IV Encontro de Alunos de Biologia do Desenvolvimento em Macaé

 

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ organiza, na próxima semana, o IV Encontro de Alunos de Biologia do Desenvolvimento – EABD, que acontece no campus da UFRJ de Macaé, entre os dias 16 e 19 de setembro.

O evento conta com a participação de importantes pesquisadores e jovens cientistas que apresentarão temas diversos e recentes novidades em Biologia do Desenvolvimento. Fazem parte da programação do evento palestras, mesas redondas, apresentações orais e um mini-curso teórico e prático sobre “Os modelos da Biologia do Desenvolvimento e seus potenciais”.

Inscrições e informações adicionais através do site


Inscrições para Pós-graduação na Fiocruz


Já estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente na Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). O programa tem o apoio do Instituto Fernandes Figueira (IFF) e promove articulação entre ensino, pesquisa e produção de diretrizes técnico-científicas com o objetivo de formar profissionais com conhecimento e prática capazes de inovar na área de saúde da criança e da mulher.

Os cursos oferecidos são de Doutorado, Mestrado e Mestrado profissional. Os interessados podem efetuar inscrições através do site.

Mais informações: (21) 2554-1832 ou 2554-1833. 


17 de setembro

I Fórum pela segurança do paciente

 

No próximo dia 17 de setembro, acontece, no auditório 1 do Centro de Estudos do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), o evento realizado pelas gerências de risco do HUCFF, do HFSE e da Fundação Fiocruz, que discute a qualidade da assistência, a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente (Organização Mundial de Saúde) e a RDC 2/2010 (Anvisa).

O evento é gratuito e acontece das 8h às 16h30. Mais informações pelo ramal 2732 ou no próprio Centro de Estudos, que fica na Rua Sacadura Cabral, 178 – Saúde.