• Edição 233
  • 16 de setembro de 2010

Cidade Universitária

Prefeitura Universitária promove I Semana da Árvore

Stephanie Tondo

Em comemoração ao Dia da Árvore e à chegada da primavera, a Prefeitura da Cidade Universitária promove a “I Semana da Árvore”, que ocorre de 21 a 26 de setembro, em diferentes locais da CidUni. 

O Dia da Árvore é  comemorado no Brasil para relembrar a importância das árvores para o ecossistema e para o equilíbrio do meio ambiente. Em virtude disso, a “Semana da Árvore” promoverá atividades que colaborem para o meio ambiente e para o embelezamento do campus, tais como plantio de mudas, visita guiada ao Horto da Prefeitura, oficinas, exposição de projetos ambientais, limpeza da praia em frente à Escola Tenente Antônio João, exibição de filmes, caminhadas ecológicas e muito mais. 

O objetivo do evento, segundo Márcia Ehmann, Relações Públicas da Prefeitura Universitária, é apresentar as ações desenvolvidas pela Prefeitura e, principalmente, mobilizar a comunidade do campus para as questões ambientais. “Com o evento, buscamos incentivar as pessoas a adotarem medidas que, apesar de simples, contribuem para o meio ambiente”, afirma Márcia. Mudanças simples de hábitos como reciclagem, reutilização, substituição do carro pela bicicleta em distancias curtas, entre outras, ajudam não apenas a preservar o planeta, mas contribuem para melhor qualidade de vida. 

Muitos são os envolvidos no projeto, que promete crescer a cada ano. “Já temos mais de 90 alunos inscritos da Escola Tenente Antônio João e estamos tentando inscrever alunos da Escola de Educação Infantil da UFRJ também”, informa Márcia. Além disso, o evento conta com a participação dos alunos do primeiro e segundo períodos de Engenharia Ambiental e Engenharia Naval da UFRJ. Participam também profissionais da própria Prefeitura Universitária, como paisagistas, agrônomos e estagiários de Engenharia Ambiental. 

A abertura do evento ocorre no dia 21 de setembro às 9h, com o plantio de uma muda de pau-brasil na esquina da Faculdade de Letras, Avenida Horácio Macedo, 2151, Cidade Universtária. 

Os interessados em participar do plantio de mudas, limpeza da orla e caminhada ecológica podem mandar seu pedido de inscrição para o e-mail semanadaarvore@pu.ufrj.br. Já os interessados em participar do “III Passeio Ciclístico” podem enviar e-mail com nome completo, idade, telefone e contato para o e-mail passeiociclistico@pu.ufrj.br.  

Mais informações pelo telefone 2598-9229.