• Edição 233
  • 16 de setembro de 2010

Agenda

16 a 19 de setembro

4º Encontro dos Alunos de Biologia do Desenvolvimento


Começa hoje o “4º Encontro dos Alunos de Biologia do desenvolvimento”. Trata-se de um curso teórico-prático para alunos de pós-graduação e final de graduação. Os estudantes terão contato com as mais modernas técnicas no estudo da Biologia do Desenvolvimento, farão experimentos com embriões de diversas espécies de animais e aprenderão conceitos básicos de bioinformática, essenciais para o estudo da função gênica.

O principal objetivo do evento, que foi organizado pelos próprios alunos de Biologia do Desenvolvimento e é patrocinado pelo Banco do Brasil, é estabelecer o grupo temático em biociências na UFRJ/Macaé, para gerar uma abordagem multidisciplinar do conhecimento científico no Norte Fluminense.

O evento conta com uma extensa equipe de profissionais coordenados por Rodrigo Nunes da Fonseca e acontece até o dia 19 de setembro no polo Barreto, Av. S José Barreto, São José Barreto, Macaé.


17 de setembro

I Fórum Pela Segurança do Paciente

Dia 17 de setembro, os serviços de Gerência de Risco do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) e do Hospital dos Servidores do Estado promovem o “I Fórum pela Segurança do Paciente”.

Devido à grande procura, o evento, que tem como objetivo abordar o tema da segurança do paciente e promover a troca de experiências na área, recebe apenas inscrições de servidores das duas instituições.

Os interessados devem enviar um e-mail para sgoes@hucff.ufrj.br ou entrar em contato com o Serviço de Gerência de Risco do HUCFF através do telefone 2562-2732.

O “I Fórum pela Segurança do Paciente” será realizado no auditório I do Centro de Estudos do Hospital Federal dos Servidores do Estado,  que fica na Rua Sacadura Cabral,  178,  Saúde, Rio de Janeiro - RJ. 


17 de setembro

Exposição em Microscopia na Fundação Oswaldo Cruz

 

Dia 17 de setembro, às 15h30, o Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz, inaugura a exposição “Mundo Invisível: A História da Microscopia & Micrographia: Admirável mundo novo”.

A exposição, que conta com as primeiras observações do cientista Robert Hooke, mostra imagens do cotidiano não vistas a olho nu, além de exibir microscópios históricos e atuais.

A apresentação está  disponível de terça a sexta das 9h às 16h30, e sábados das 10h às 16h, na Sala de Exposições & Foyer do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, que fica na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro.

Mais informações através do telefone (21) 2590-6747.


17 de setembro

Prazo para inscrições no Prêmio Chico Mendes

 

As inscrições para o “10º Prêmio Chico Mendes”, que premia nomes de destaque na luta em favor do meio ambiente, vão até o dia 17 de setembro.

O Prêmio, criado pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2002, tem como objetivo propagar iniciativas que auxiliem o desenvolvimento sustentável da região amazônica brasileira.

Nesta edição, o prêmio será distribuído nas categorias “Liderança nacional”, “Organização da sociedade civil”, “Negócios sustentáveis”, “Educação ambiental”, “Saúde e meio ambiente” e “Município”.

Os interessados podem realizar inscrições e consultar mais informações através do site do evento.


18 de setembro

Jornada Rede D’Or 2010

 

Dia 18 de setembro, a Rede D’Or promove no Rio de Janeiro a Jornada Rede D’Or 2010 com a presença do diretor da Google  Enterprise para América Latina, Antônio Luiz Schuch, para falar sobre "A Medicina na era do Google".

O encontro, que tem como principal objetivo a atualização e integração de conhecimentos entre profissionais de diferentes especialidades, oferece módulos em diversas áreas como Cardiologia, Neurologia e Emergência.

Os interessados podem fazer inscrições e consultar informações através do site.

A Jornada Rede D’Or ocorre no Centro de Convenções do Hotel Intercontinental, localizado na Avenida Prefeito Mendes de Morais, 222, Praia de São Conrado, Rio de Janeiro – RJ.


Dia do Centro de Ciências da Saúde na UFRJ


Dia 20 de setembro, às 10 horas, ocorre no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), a Sessão Extraordinária do Conselho de Coordenação do Centro, em comemoração ao dia do CCS.

O encontro é marcado pela conferência “Da Reforma Sanitária ao SUS”, com a médica Jandira Feghali, e pela inauguração do retrato do professor Almir Fraga Valadares na Galeria dos Decanos.

A solenidade será  realizada no Auditório Hélio Fraga, que fica no 2º andar do prédio do CCS, localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, nº373, Cidade Universitária – Rio de Janeiro.


20 de setembro a 1º de outubro

Inscrições para curso gratuito de aperfeiçoamento em ciências oferecido pelo Instituto de Bioquímica

 

Há 16 anos a UFRJ oferece cursos de aperfeiçoamento para professores de ciências e esse ano o Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ oferece, de forma gratuita o curso de aperfeiçoamento em ensino de ciências e biologia, que é pré-requisito para o curso de especialização. O programa tem duração de um ano e podem participar profissionais com formação em todas as áreas do conhecimento, com ênfase nas Ciências da Vida. Graduados e licenciados em Física, Química, Biologia estão habilitados, mas também alunos de graduação de último período, pedagogos e formados em Sociologia e Filosofia.

Este ano, serão oferecidas 60 vagas. As inscrições estarão abertas de 20 de setembro a 1º de outubro de 2010. O objetivo do curso é possibilitar aos profissionais o acesso à produção científica atualizada e a discussões pedagógicas fundamentais a vida de um docente.

As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta, das 10h às 16h, na secretaria do curso, à Rua Rodolpho P. Rocco, 400, Prédio do Centro de Ciências da Saúde, Bloco B, sala 39, Cidade Universitária.

Mais informações em http://www.emformacao.bioqmed.ufrj.br/ ou pelos e-mails: aperfeicoamento@bioqmed.ufrj.br (Andrea Velloso) / hrmello@bioqmed.ufrj.br (Hélio Pereira). 


21 a 26 de setembro

Semana da árvore na UFRJ

 

A partir do dia 21 de setembro, a Prefeitura Universitária promove a “1ª Semana da Árvore”, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

O evento tem como objetivo sensibilizar e mobilizar toda a comunidade acadêmica para as questões socioambientais, além de promover o incentivo à mudança de hábito em relação ao meio ambiente.

Haverá exposições de projetos, oficinas de jardinagem e de horta alternativa, visitas guiadas ao Horto, exibição de filmes, caminhada ecológica, limpeza da orla, plantio de mudas em diversas áreas do Campus, além do “III Passeio Ciclístico da UFRJ”, que encerrará as comemorações.

A Semana terá  abertura oficial através do plantio de uma muda de pau-brasil em frente ao prédio da Reitoria, que será seguido do plantio da espécie em outros locais do campus como o alojamento e duas praças da Cidade Universitária.

Os interessados podem se inscrever e consultar mais informações, como vestimenta adequada, e a programação completa da semana através do e-mail semanadaarvore@pu.ufrj.br.


22 de setembro

Jornada de Pâncreas

 

No dia 22 de setembro, às 10h, começa no Anfiteatro Alice Rosa a Jornada de Pâncreas, um seminário sobre “A importância do Apoio à Pesquisa no Desenvolvimento do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho”, promovido pelo Serviço de Cirurgia Geral. O professor Marcel Autran César Machado (USP), especialista em cirurgia do aparelho digestivo, vai fazer a primeira palestra, cujo tema é “Pancreatectomia videolaparoscópica no presente e futuro”. A partir das 11h, acontecerá uma série de pequenas palestras e um debate sobre temas ligados à importância da incorporação de tecnologias na cirurgia e no ensino. Dentre os temas, estão o papel da ecoendoscopia no diagnóstico das doenças pancreáticas e  videoconferência no ensino da cirurgia

O Anfiteatro Alice Rosa está localizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Rua Professor Rodolpho Pulo Rocco, s/nº - 12º. Mais Informações pelo telefone  2562-2508.


23 de setembro

Prazo para inscrições em curso on-line para área de saúde

 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promove entre os dias 28 de setembro e 25 de novembro o curso “Epi Info Online”. O objetivo é capacitar alunos, estudantes e profissionais da área de saúde a desenvolver bases de dados e análises epidemiológicas aplicadas a estudos clínicos e epidemiológicos.

Os interessados podem fazer suas inscrições através da página do Centro de Produção da Uerj e consultar mais informações pelo telefone (21) 2334-0639.


23 a 28 de setembro

XVI Semana de Microbiologia e Imunologia da UFRJ

 

Entre os dias 23 e 28 de setembro alunos do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da UFRJ promovem a “XVI Semana de Microbiologia e Imunologia no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ” (CCS).

O evento, que conta com o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo Góes (IMPPG), tem como objetivo integrar os estudantes de graduação das áreas biomédicas de todo o país e promover o contato e a troca de experiências entre participantes e pesquisadores da área.

Os interessados podem realizar inscrições e consultar informações através do site do evento.

A “XVI Semana de Microbiologia e Imunologia” ocorre no Auditório Professor Paulo Rocco (Quinhentão), que fica no subsolo do CCS, localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro. 


Até 24 de setembro

Inscrições de trabalhos para o I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal

 

De 23 a 26 de novembro, ocorre na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) o “I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal”, que terá como tema principal a melhor qualificação do profissional enfermeiro com o objetivo de diminuir casos de mortalidade neonatal. O evento, promovido pela Faculdade de Enfermagem da Uerj, tem o apoio das universidades públicas do Rio e Niterói, além de órgãos públicos.

Os participantes do I CoBENeo compartilham cursos e oficinas, além de mesas-redondas, reuniões e apresentação de trabalhos. O prazo para inscrição de trabalhos se iniciou em 5 de julho e termina no dia 24 de setembro. Mais informações na página do congresso.

A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) fica na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro. Telefone (21) 2587-6335. 


25 de setembro

Dois hospitais do Rio oferecem cursos gratuitos para gestantes

 

O Hospital Pasteur e o Hospital das clinicas de Padre Miguel (Antigo Serv Baby) oferecem cursos gratuitos para gestantes no mês de setembro. Em ambos, as vagas são limitadas e, somente no segundo, as vagas são abertas também aos pais .

Dentre os temas que serão abordados no Hospital Pasteur estão a gravidez e o pós parto, células-tronco, postura na gravidez e cuidados com o bebê. O evento acontece no dia 25 de setembro, das 09h às 13h, no auditório do Hospital, onde também estarão sendo aceitas doações em latas de leite em pó para a ONG Viva Rio. O hospital Pasteur se localiza na Rua Amaro Cavalcanti, 495, Méier, o site é www.hospitalpasteur.com.br

O Hospital de Clínicas Padre Miguel, na zona oeste, oferece, no mesmo dia, das 7h30 às 13h, curso gratuito de gestantes. Dentre os principais temas das palestras estão: “Preparo emocional durante a gestação”, “Pré natal, parto e puerpério”, “Postura, respiração e controle”, “Nutrição na gestação e Aleitamento materno”, “Audição e Linguagem: Cuidados com o bebê”, além de “Preparo emocional durante a gestação”. O evento contará com a participação de profissionais de cinco áreas diferentes da medicina ligadas à gravidez. As inscrições devem ser feitas através do telefone 2406-6920, ou no setor de marcação do Hospital de Clínicas Padre Miguel, que fica na Rua Francisco Real, 722, Padre Miguel.