• Edição 235
  • 30 de setembro de 2010

Argumento

Problemas com humor e Transtorno Bipolar: cuidado para a identificação

Michelly Rosa

Com a correria e o estresse do dia a dia é muito comum sofrer com mudanças repentinas de humor. Porém, é necessário que se tome cuidado para evitar confusões entre problemas de humor e uma doença grave, conhecida atualmente como transtorno bipolar do humor.

O transtorno bipolar de humor é um transtorno psiquiátrico caracterizado por episódios (fases) de depressão ou de mania (euforia) ou hipomania. De acordo com Marco Antonio Brasil, professor e psiquiatra do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFRJ, esses episódios podem suceder um ao outro ou, mais frequentemente, serem seguidos de períodos de eutimia (humor normal): “Na realidade, as alterações do humor são acompanhadas de uma série de alterações psicopatológicas como, por exemplo, aceleração do pensamento, insônia, inquietação ou agitação psicomotora no caso das fases de mania, e de alentecimento psicomotor, pensamento lentificado, ideias de ruína, desesperança no caso da fase depressiva”, explica o médico. Ainda segundo o médico, o que define o transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica crônica, caracterizada por períodos em que o humor da pessoa está alterado seja para o polo depressivo (fase depressiva) ou para o polo maníaco (fase maníaca).

O transtorno bipolar é uma doença sem razões aparentes. Para o doutor Brasil, existe um componente genético importante, mas alguns fatores externos podem estimular uma crise em pessoas já predispostas à doença. “Existem ‘gatilhos’ para o transtorno. Noites sem dormir, por exemplo, podem causar crises de transtorno bipolar, mas apenas em pessoas com predisposição genética para isso.”

O problema atual é  a atribuição do transtorno de bipolar a todas as pessoas que sofrem com algum tipo de alteração de humor. Algumas pessoas definem um caso de bipolaridade no humor sem passar por exames que possam diagnosticar corretamente um real transtorno e permitir o tratamento correto.

De acordo com Marco Antonio, essa confusão ocorre porque as alterações do humor integram parte das alterações presentes no transtorno do humor e também das flutuações normais do cotidiano. Além disso, as novas definições para transtorno bipolar, que incluem pequenas euforias (hipomania), contribuem para a confusão entre mudanças de humor normais do cotidiano, provocadas por problemas e estresse, e crises de bipolaridade.

“As pessoas podem ter períodos em que estão mais tristes ou mais alegres, sem que isso caracterize transtorno bipolar”, explica o psiquiatra. Essa identificação é necessária para que o tratamento correto seja aplicado ao paciente. Em casos de transtorno bipolar, o tratamento é feito através dos chamados estabilizadores do humor, o lítio é a principal referência.

Segundo o médico, o que diferencia o transtorno bipolar de humor de casos simples de flutuação de humor no dia a dia é a alteração imotivada de humor. “Na tristeza e na euforia normais há sempre uma motivação para essas reações afetivas, em casos de transtorno bipolar isso não ocorre. Os estabilizadores do humor atuam apenas nos casos patológicos e não nas alterações normais de humor”, conclui.