• Edição 235
  • 30 de setembro de 2010

Microscópio

II Congresso Nacional de Fisioterapia (Conafisio) da UFRJ


Jamille Ribeiro

Acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro o “II Congresso Nacional de Fisioterapia”, organizado pela Faculdade de Fisioterapia da UFRJ. O congresso tem como objetivos congregar acadêmicos e profissionais, promover a integração com a Fisioterapia de outras instituições e reforçar o curso de Fisioterapia da UFRJ como referência nacional. Como o evento não tem fins lucrativos, toda a arrecadação será direcionada para a reestruturação das instalações acadêmicas e melhoria do serviço de Fisioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), além de outras áreas da UFRJ, que também atendem pacientes de Fisioterapia.

O tema central do Conafisio será “Prática baseada em evidências na Fisioterapia”. Diversas ramificações da área serão abordadas separadamente, como a Ortopédica, que falará das abordagens terapêuticas nas alterações posturais e patológicas de coluna vertebral e a Neurológica, onde o foco será na facilitação de marcha no paciente neurológico. O evento ainda conta com palestras direcionadas à Fisioterapia Pediátrica e Respiratória.

O Congresso é o ponto central do Fisio Fundão, evento que já está em sua 13° edição e que é feito todos os anos pelos alunos do último ano com o apoio da Faculdade de Medicina e do Curso de Fisioterapia da UFRJ. “Trata-se de um evento, em que promovemos um ambiente de discussão científica para o desenvolvimento profissional na assistência à saúde. Por isso a relevância do Congresso para alunos e profissionais formados”, declara a coordenadora geral do evento e professora auxiliar do curso de Fisioterapia, Vera Lúcia Santos de Britto.

O evento conta com um time seleto de palestrantes, dentre eles Richard Biton, fisioterapeuta francês e fundador do Instituto de Fisioterapia Articular Analítica Biton. “Richard ministrará  palestra sobre o conceito Sohier, uma abordagem de tratamento para coluna vertebral”, diz a coordenadora do evento.  

Além das palestras, haverá apresentações de trabalhos que podem ser enviados por alunos ou profissionais até hoje, dia 30 de setembro. Os trabalhos são de tema livre dentro da Fisioterapia e são de suma importância para o evento, pois, segundo Vera Britto, é o “modo de compartilhar as experiências vivenciadas pelos autores e ganhar ainda mais conhecimentos científicos”. 

As inscrições para o Conafisio podem ser feitas com valor reduzido até 20 de outubro ou no valor real no dia do evento. Mais informações sobre as inscrições em www.medicina.ufrj.br/conafisioufrj2010/index.php.