• Edição 240
  • 04 de novembro de 2010

Saúde em Foco

Serviço de urgência do Hospital do Fundão é fechado para implosão do prédio anexo

Do O Globo

O serviço de urgência do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão, na Ilha do Fundão) está totalmente fechado desde segunda-feira, como parte do processo de desativação da unidade para a implosão do anexo do hospital, conhecido como "perna seca", marcado para o dia 19 de dezembro . Todas as atividades no Hospital do Fundão devem ser encerradas até o dia 3 de dezembro.

Segundo a assessoria de comunicação, equipes da instituição estão cuidando do encaminhamento dos pacientes internados na unidade para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Já as consultas estão sendo remarcadas e os pacientes serão avisados por telefone. Desde o dia 25 de outubro, as internações clínicas no hospital estão suspensas, assim como o recebimento de pacientes de outras unidades de saúde e as consultas ambulatoriais de pacientes que utilizariam o hospital pela primeira vez. Ainda segundo o cronograma, a partir do dia 12 de novembro começa a desativação progressiva das atividades de coleta do serviço de hemoterapia.

- Estamos providenciando a adequada distribuição dos pacientes pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é devolver à população, no menor espaço de tempo possível, o hospital funcionando plenamente. A previsão é de que em 10 de janeiro de 2011 o hospital comece a receber pacientes e até o início de fevereiro todos os serviços regulares estejam à disposição da população - disse o diretor do HUCFF, José Marcus Eulálio.

O anexo do Hospital do Fundão, conhecido como "perna seca", tem 120 mil metros quadrados de área. No fim de junho, um abalo estrutural em dois dos seus pilares interditou parte da unidade . Na época, o pró-reitor de Planejamento da UFRJ, Carlos Levi, chegou a informou que um processo de licitação para a reforma do "perna seca" estava em andamento . O cálculo inicial era de que as obras custariam em torno de R$ 16 milhões.

Link original: Clique aqui