• Edição 241
  • 11 de novembro de 2010

Notícias da Semana

I Seminário de Álcool e Drogas na UFRJ

Sidney Coutinho

Vai até quinta-feira (11/11), no Centro de Ciências da Saúde, o I Seminário sobre Uso, Abuso e Dependência de Álcool e outras Drogas da UFRJ, que conta com a participação de diversos especialistas para levar informações e debater a política interna da instituição sobre o assunto. O evento acontece a partir das 9h no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão, com palestras e apresentações de painéis. 

As discussões sobre as políticas públicas relacionadas ao álcool e drogas dominaram o primeiro dia do evento, que contou com a participação de Silvia Pontes, que está à frente da Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Prevenção à Dependência Química (CEPDQ) do município do Rio de Janeiro. 

Por mais de uma hora, Silvia Pontes apresentou as ações da prefeitura carioca, focadas mais na prevenção. “O nosso trabalho é intitulado de Rio Cidade Preventiva e se sustenta em três pilares: parcerias com governos federal e estadual para redução da oferta, busca da redução da demanda, da prevenção, na qual a atuação da prefeitura é maior, e busca de redução de riscos e minimização de danos para a saúde”. 

A coordenadora do CEPDQ enfatizou que como não é possível detectar nem com quem, nem quando as drogas se tornarão um problema, a ação preventiva é a melhor forma de atuar. Ela informou o telefone da ouvidoria do órgão (2976-7452), que auxilia as pessoas que procuram ajuda encaminhando para tratamento se preciso, prestando aconselhamento e realizando atividades preventivas. 

Durante os intervalos das palestras, os participantes podem conferir painéis com apresentações de diversos trabalhos já realizados na universidade pelo Núcleo de Intervenções Breves em Álcool e outras Drogas da Prefeitura Universitária (NIB - PU), organizador e promotor do evento, pelo Centro de Ensino e Pesquisa e Referência em Alcoologia e Adictologia (Cepral) e por outros núcleos que conduzem projetos de controle do uso de álcool e outras drogas na UFRJ. 

O endereço do Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão) é Avenida Carlos Chagas Filho, 373, subsolo, no bloco K, do Centro de Ciências da Saúde - Cidade Universitária - Rio de Janeiro.


Encontro promove interação entre laboratórios da UFRJ

Michelly Rosa

O Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) recebeu entre os dias 08 e 10 de novembro o II Encontro Anual do Instituto Nacional de Biologia e Bioimagem (INBEB).

O evento contou com a presença de diversos profissionais da UFRJ e promoveu o encontro de laboratórios do CCS, a apresentação de seus trabalhos e pesquisas, já realizados em associação com outros laboratórios. Houve também a divulgação de pôsteres diversos com trabalhos realizados na UFRJ.

De acordo com a organização do evento, o Instituto tem a missão de “promover a interação e a interdisciplinaridade entre grupos de pesquisa nacionais com a criação e consolidação de uma infra-estrutura técnico-científica”.

A professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Jennifer Lowe, contou ao Olhar Vital sobre a interação de métodos e pesquisa no Brasil: “O evento é importante para o conhecimento de mais métodos e outras aplicações na metodologia. Além disso, temos a oportunidade de conhecer diferentes grupos, fusionar isso e entender os diferentes processos e de uma maneira mais ampla unir pessoas que sejam complementares”.

A pesquisadora falou também sobre sua experiência em relação a interação entre grupos de estudo: “Nós trabalhamos com fisiologia renal e os departamentos de bioimagem nos permitem alcançar, através de ressonâncias, informações mais precisas, como a ação de um medicamento, qual o processo da doença, se há uma obstrução renal”, explica.

Para Rossiana Vommaro, professora e pesquisadora do Laboratório de Ultraestrutura Celular da UFRJ (LUCHM), o encontro na verdade é uma oportunidade de relacionar os feitos dos laboratórios durante o ano: “esse encontro promove a multidisciplinaridade, além de possibilitar a apresentação de teses e trabalhos. É um estímulo à colaboração entre os laboratórios”, analisou.


UFRJ recebe prêmio no XXV Fórum de Pesquisa em Cirurgia

Stephanie Tondo

O Centro de Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ recebeu nessa quarta-feira (11/11), uma homenagem por seus 25 anos de participação e colaboração nos Fóruns de Pesquisa em Cirurgia promovidos pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.  

A premiação foi realizada em uma sessão solene comemorativa do “jubileu de prata” do XXV Fórum de Pesquisa em Cirurgia e teve como objetivo destacar as instituições com maiores e mais relevantes produções científicas na área. 

De acordo com o coordenador do Centro de Cirurgia Experimental, professor Alberto Schanaider, o prêmio demonstra que o Centro tem contribuído de forma relevante para a produção do conhecimento de impacto na área de cirurgia experimental sendo reconhecido como um centro de excelência e referência. 

O Fórum de Pesquisa do Colégio Brasileiro de Cirurgiões ocorre anualmente e congrega pesquisadores de todo o Brasil, tendo sido considerado uma referencia nacional nessa área do conhecimento e contando, inclusive, a participação de diversos programas de pós-graduação do país.


Plano Diretor do HU é apresentado ao governo

Bruno Franco

Uma versão preliminar do Plano Diretor (PD) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) foi entregue aos Ministérios do Planejamento, Saúde e Educação. O documento, contudo, ainda está em construção e poderá sofrer alterações.

A Comissão de Planejamento do PD - que conta com representantes da Assessoria de Planejamento, Assessoria de Imprensa, Comissão de Direitos dos Pacientes (CDP), Gerência de Risco, Serviço de Epidemiologia e Avaliação (SEAV), e é coordenada pelo professor Guilherme Rezende - vem promovendo reuniões com os subgrupos de Infraestrutura, Pesquisa, Ensino, Equipamento/tecnologia e Gestão, nas quais estão sendo combinadas as estratégias de implementação das ações que foram propostas no Plano.

No dia 03 de novembro, os responsáveis pelo subgrupo de Infraestrutura, Nelson Saliba, Luiz Eugênio e Paulo Sérgio, participaram da reunião com a Comissão e definiram suas prioridades e o cronograma de execução. Já na sexta-feira, dia 05, foi a vez do subgrupo de Pesquisa fazer o mesmo. Os representantes, Léa Mirian, Heitor Siffert e Afrânio Kritski propuseram, dentre outras ações, a criação de um Projeto Institucional de Pesquisa e a definição de mecanismos de contrapartida financeira para as pesquisas desenvolvidas no HUCFF, além de capacitação para funcionários e infraestrutura administrativa comum a todos os pesquisadores.

No site do hospital é possível baixar o documento do Plano Diretor e as sugestões podem ser enviadas para o endereço eletrônico planodiretor@hucff.ufrj.br